• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A constituição da docência em blogs do PIBID : um estudo sobre os modos de escrita de si

Thumbnail
View/Open
Dissertacao Simone Selbach.pdf (1.375Mb)
Date
2016-05-25
Author
Selbach, Simone
Orientador
Silva, Roberto Rafael Dias da
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente dissertação, cujo tema principal é a constituição da docência, vincula-se à linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul. A pesquisa analisa de que modos a escrita em blogs pode ser investigada como uma técnica de si na produção de modos de subjetivação, em se tratando da docência. O recorte a ser analisado foram as produções escriturais contidas nos blogs construídos por licenciandos em formação do curso de Pedagogia. Nesse sentido, foram investigados três blogs produzidos pelos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em Instituições de Educação Superior no Estado do Rio Grande do Sul e datam entre os anos de 2010 a 2015. Do ponto de vista analítico, nesta pesquisa relaciona-se a docência, a escrita de si e a escrita digital por meio dos blogs. O suporte teórico foi inspirado nos estudos filosóficos de Michel Foucault, principalmente nos conceitos de cuidado de si, escrita de si e subjetivação. A relação estabelecida entre escrita de si como técnica para o cuidado de si, e assim para a criação de uma estética da existência, produzindo uma vida-arte, é complementada pelo conceito de docência artista. Ao compreender que há a possibilidade de ver a escrita de si como um modo de subjetivação e ativá-la para movimentar as análises escriturais garimpadas nos blogs, busca-se, também, a possibilidade do entendimento de uma docência que se produz artista, se rompe e fragmenta, voltando a constituir-se, cotidianamente, em um movimento próprio. Para tanto, uma genealogia da subjetivação como procedimento metodológico foi operada para mobilizar tal investigação, pois se trata de uma pesquisa do presente que busca promover o movimento contínuo de pensar o pensamento, apresentado por Foucault em relação ao sujeito e, nesta dissertação, especificamente, marcando os lugares em que ocupa, em se tratando da docência.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1175
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV