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A constituição da docência em blogs do PIBID : um estudo sobre os modos de escrita de si
dc.contributor.advisor | Silva, Roberto Rafael Dias da | |
dc.contributor.author | Selbach, Simone | |
dc.contributor.other | Schuler, Betina | |
dc.contributor.other | Carvalho, Rodrigo Saballa de | |
dc.date.accessioned | 2016-05-25T19:15:32Z | |
dc.date.available | 2016-05-25T19:15:32Z | |
dc.date.issued | 2016-05-25 | |
dc.date.submitted | 2016-03-09 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1175 | |
dc.description | A presente dissertação, cujo tema principal é a constituição da docência, vincula-se à linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul. A pesquisa analisa de que modos a escrita em blogs pode ser investigada como uma técnica de si na produção de modos de subjetivação, em se tratando da docência. O recorte a ser analisado foram as produções escriturais contidas nos blogs construídos por licenciandos em formação do curso de Pedagogia. Nesse sentido, foram investigados três blogs produzidos pelos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em Instituições de Educação Superior no Estado do Rio Grande do Sul e datam entre os anos de 2010 a 2015. Do ponto de vista analítico, nesta pesquisa relaciona-se a docência, a escrita de si e a escrita digital por meio dos blogs. O suporte teórico foi inspirado nos estudos filosóficos de Michel Foucault, principalmente nos conceitos de cuidado de si, escrita de si e subjetivação. A relação estabelecida entre escrita de si como técnica para o cuidado de si, e assim para a criação de uma estética da existência, produzindo uma vida-arte, é complementada pelo conceito de docência artista. Ao compreender que há a possibilidade de ver a escrita de si como um modo de subjetivação e ativá-la para movimentar as análises escriturais garimpadas nos blogs, busca-se, também, a possibilidade do entendimento de uma docência que se produz artista, se rompe e fragmenta, voltando a constituir-se, cotidianamente, em um movimento próprio. Para tanto, uma genealogia da subjetivação como procedimento metodológico foi operada para mobilizar tal investigação, pois se trata de uma pesquisa do presente que busca promover o movimento contínuo de pensar o pensamento, apresentado por Foucault em relação ao sujeito e, nesta dissertação, especificamente, marcando os lugares em que ocupa, em se tratando da docência. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tesis cuyo tema principal es la constituición de la enseñanza pertenece a la línea de investigación de la Historia y Filosofía de la Educación del Programa de Pós Graduados en Educación de la Universidad de Caxias do Sul. La pesquiza analiza de qué manera la escritura en los blogs puede ser investigada como una técnica de sí en la producción de modos de subjetivación cuando se trata de la enseñanza. El recorte a analizar fueran las producciones escriturales contenidas em los blogs construidos por los licenciandos en su etapa inicial de formación del curso de Pedagogía. En este sentido, fueron investigados tres blogs producidos por los participantes del Programa Institucional de Bolsa de Iniciación en Docencia (PIBID) en Instituciones de Educación Superior en el estado del Rio Grande do Sul y la fecha fue entre los años desde 2010 hasta 2015. Desde el punto de vista analítico, en esta pesquiza se relacionan, la enseñanza, la escritura de sí y la otra escritura digital através de los blogs. El soporte teórico fue inspirado en los estudios filosóficos de Michel Foucault, especialmente em los conceptos de cuidado de si, escritura de sí y subjetivación. La relación que se establece entre la escritura de sí como una técnica para el cuidado de sí y así para la creacion de una estética de la existência en la producción de uma vida-arte es complementada por el concepto de enseñanza artista. Para entender que existe la posibilidad de ver la escritura de sí como un modo de subjetivación y activarla para mover las análisis escriturales, buscadas em los blogs, se busca también la posibilidad de entender una enseñanza que se produce artista, que se rompe y se descompone, volviendo a constituir una base diaria en su propio movimiento. Con este fin, la genealogía de la subjetivación como un procedimiento metodológico fue operado para mobilizar esa investigación, porque es una investigación del presente que busca promover el movimento contínuo de pensar el pensamiento, presentado por Foucault en relación al sujeto y en esta tesis, específicamente, marcando los lugares que ocupa se tratando de la enseñanza. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Blogs | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.title | A constituição da docência em blogs do PIBID : um estudo sobre os modos de escrita de si | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8389445064647530 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | SELBACH, S. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Matos, Sônia Regina da Luz |