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dc.contributor.advisorSpindola, Marilda Machado
dc.contributor.authorTerres, Josiana de Góes Pedroso
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.contributor.otherGuzzo, Guilherme Brambatti
dc.contributor.otherRehfeldt, Marcia Jussara Hepp
dc.date.accessioned2023-03-27T19:15:15Z
dc.date.available2023-03-27T19:15:15Z
dc.date.issued2023-03-22
dc.date.submitted2022-12-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11789
dc.descriptionO presente texto discorre sobre o desenvolvimento de uma pesquisa, que foi realizada no intuito de investigar se a aplicação de estratégias de ensino na aprendizagem sobre frações, baseadas nos estudos a respeito da mentalidade de crescimento, e em metodologias ativas, realmente têm potencial de promover uma evolução no desenvolvimento do pensamento matemático. Procurou-se fundamentar os conceitos de plasticidade cerebral, mentalidade fixa, mentalidade de crescimento, enfatizando o erro, a tentativa e a persistência como parte importante no processo de aprendizagem e na superação de desafios, utilizando referências como as autoras Jo Boaler e Carol Dweck. Em recente avaliação internacional de aprendizagem pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, 2018), os dados divulgados apresentaram o Brasil na preocupante posição 72º e 74º lugar em matemática, evidenciando o quanto precisamos investir na Educação de nosso país, tanto em recursos materiais, quanto em formação docente. É nesse ponto que essa pesquisa se propôs a contribuir, constituindo um material de apoio, referencial teórico, e abordagem qualitativa, para que professores possam vir a conhecer e/ou aprofundar seus estudos sobre a importância de promover o desenvolvimento de uma mentalidade matemática de crescimento em seus alunos. E também utilizar estratégias de ensino, para propiciar uma aprendizagem significativa e satisfatória. Diante desses objetivos, ao longo da aplicação, percebeu-se a evolução dos aspectos cognitivos e atitudinais dos estudantes, observada mediante suas explanações, apresentações e argumentos, demonstrando um amadurecimento gradual. A pesquisa de abordagem qualitativa foi aplicada em uma escola da Rede Municipal de Caxias do Sul, com uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, e teve o objetivo de executar de forma prática, com crianças em idade escolar, estratégias de ensino de matemática, tendo como consequência a elaboração de um produto educacional, que poderá servir de material formativo e de apoio a professores dos anos iniciais do ensino fundamental. O procedimento empregado foi de intervenção pedagógica e empírica, no qual com a intervenção do professor, foram proporcionadas atividades práticas de matemática, para que as crianças pudessem experienciá-las. A coleta de dados aconteceu por meio direto entre pesquisadora e estudantes. A pesquisadora foi participante do processo, interagindo com os sujeitos em um contexto naturalístico. A técnica de análise de dados, teve uma abordagem qualitativa descritiva, em que os dados coletados foram avaliados individualmente, e em conjunto, de forma a identificar quais foram as formas de pensamento empregadas pelos sujeitos, e como colaborariam para um amadurecimento dos mesmos em relação ao processo matemático. A pesquisa foi organizada em uma sequência didática, com dezoito encontros, que ocorreram entre os meses de agosto a dezembro de 2021. No desenvolvimento dessa pesquisa foi possível notar uma evolução na mentalidade dos estudantes, que passaram a acreditar mais em seu potencial. Essa constatação pode ser medida de alguma forma, com a reaplicação do questionário inicial ao final da sequência didática. O percentual de estudantes que demonstravam uma mentalidade de crescimento subiu de 64% em agosto, para 85% ao final da aplicação das atividades no mês de dezembro de 2021. Os resultados decorrentes dos encontros elaborados dentro do formato da pesquisa, serão apresentados, apontando para as tendências promovidas pelas teorias aplicadas. Esses resultados positivos contribuíram para a construção do Guia Didático, documento proposto no início da pesquisa. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis text discusses the development of a research, which was carried out in order to investigate whether the application of teaching strategies in learning about fractions, based on studies about the growth mindset, and on active methodologies, really have the potential to promote an evolution in the development of mathematical thinking. We sought to support the concepts of brain plasticity, fixed mindset, growth mindset, emphasizing error, trial and persistence as an important part of the learning process and overcoming challenges, using references such as authors Jo Boaler and Carol Dweck. In a recent international assessment of learning by the International Student Assessment Program (PISA, 2018), the data released showed Brazil in the worrying position 72nd and 74th in mathematics, showing how much we need to invest in the Education of our country, both in material resources, and in teacher training. It is at this point that this research proposed to contribute, constituting a support material, theoretical framework, and qualitative approach, so that teachers can come to know and/or deepen their studies on the importance of promoting the development of a mathematical mindset of growth in your students. And also use teaching strategies to provide meaningful and satisfactory learning. Given these objectives, throughout the application, the evolution of the students' cognitive and attitudinal aspects was noticed, observed through their explanations, presentations and arguments, demonstrating a gradual maturation. The research with a qualitative approach was applied in a school in the Municipal Network of Caxias do Sul, with a class of the fifth year of Elementary School, and had the objective of carrying out, in a practical way, with children of school age, strategies for teaching mathematics, resulting in the development of an educational product, which can serve as training and support material for teachers in the early years of elementary school. The procedure employed was one of pedagogical and empirical intervention, in which, with the teacher's intervention, practical mathematics activities were provided, so that the children could experience them. Data collection took place directly between the researcher and students. The researcher participated in the process, interacting with the subjects in a naturalistic context. The data analysis technique had a descriptive qualitative approach, in which the collected data were evaluated individually, and together, in order to identify which were the forms of thought employed by the subjects, and how they would collaborate for their maturation in relation to to the mathematical process. The research was organized in a didactic sequence, with eighteen meetings, which took place between the months of August and December 2021. In the development of this research, it was possible to notice an evolution in the mentality of the students, who started to believe more in their potential. This finding can be measured in some way, with the reapplication of the initial questionnaire at the end of the didactic sequence. The percentage of students who demonstrated a growth mindset rose from 64% in August to 85% at the end of the implementation of activities in December 2021. The results arising from the meetings elaborated within the research format will be presented, pointing to the trends promoted by the applied theories. These positive results contributed to the construction of the Didactic Guide, a document proposed at the beginning of the research. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectCapacidade matemática em criançaspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingen
dc.subjectMathematics (elementary school)en
dc.subjectFractionsen
dc.subjectMathematical ability in childrenen
dc.titleMentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4453261280131938pt_BR
mtd2-br.author.lattesTerres, Josiana G. P.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-03-21


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