Mostrar el registro sencillo del ítem
A percepção de professores dos anos finais do ensino fundamental de uma rede pública municipal de ensino em relação ao trabalho da coordenação pedagógica
dc.contributor.advisor | Pescador, Cristina Maria | |
dc.contributor.author | Monteiro, Vanessa Bisutti | |
dc.contributor.other | Mendes, Michel | |
dc.contributor.other | Welter, Cristiane Backes | |
dc.date.accessioned | 2023-03-29T15:30:01Z | |
dc.date.available | 2023-03-29T15:30:01Z | |
dc.date.issued | 2023-03-23 | |
dc.date.submitted | 2022-09-23 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11801 | |
dc.description | Esta dissertação apresenta um estudo cujo objetivo foi compreender as percepções dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal na serra gaúcha em relação ao trabalho da coordenação pedagógica, a fim de refletir sobre a função da coordenação pedagógica para a gestão escolar. A metodologia consistiu em abordagem qualitativa e exploratória, com pesquisa empírica, cujo objetivo visava compreender as percepções dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal na serra gaúcha em relação ao trabalho da coordenação pedagógica, a fim de refletir sobre a função da coordenação para a gestão escolar. Para fundamentar tal pesquisa, utilizaram-se Libâneo e Nóvoa como principais aportes teóricos, dentre outros. Para responder aos questionamentos da pesquisa, realizou-se uma investigação com professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O instrumento de construção de dados foi um questionário contendo quatorze perguntas, sendo onze questões abertas e três fechadas. Esse questionário foi publicado via Google® formulário, cujo link foi disponibilizado aos docentes participantes da pesquisa via WhatsApp®, no mês de abril de 2021. A partir disso, foi utilizada a técnica de análise categorial e análise do corpus, fazendo leituras e releituras do material contendo os dados. Os resultados foram interpretados a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). O resultado aponta as percepções do corpo docente em relação à função da coordenação pedagógica, como acompanhar, auxiliar, orientar e mediar o processo de ensino e aprendizagem na escola, sendo um suporte pedagógico aos professores e mantendo o diálogo entre a comunidade escolar. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation presents a study whose objective was to understand the perceptions of teachers in the Final Years of Elementary School in a municipal public school in the Serra Gaúcha in relation to the work of pedagogical coordination, in order to reflect on the function of pedagogical coordination for management. school. The methodology consisted of a qualitative and exploratory approach, with empirical research, whose objective was to understand the perceptions of teachers in the Final Years of Elementary Education at a municipal public school in the Serra Gaúcha in relation to the work of pedagogical coordination, in order to reflect on the function of coordination for school management. To support such research, Libâneo and Nóvoa were used as the main theoretical contributions, among others. To answer the research questions, an investigation was carried out with teachers of the Final Years of Elementary School. The data construction instrument was a questionnaire containing fourteen questions, eleven of which were open and three were closed. This questionnaire was published via GoogleTM form, which link was made available to the teachers participating in the research via WhatsAppTM, in April 2021. From that, the technique of categorical analysis and corpus analysis was used, making readings and rereading's material containing the data. The results were interpreted from Content Analysis (BARDIN, 2010). The result points to the perceptions of the faculty in relation to the role of pedagogical coordination, such as monitoring, assisting, guiding, and mediating the teaching and learning process at school, providing pedagogical support to teachers, and maintaining dialogue between the school community. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação - Serra, Região (RS) | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas - Serra, Região (RS) | pt_BR |
dc.subject | Coordenadores educacionais - Prática | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Education - Serra, Região(Brazil) | en |
dc.subject | Public schools - Serra, Região(Brazil) | en |
dc.subject | Educational coordinators - Practice | en |
dc.subject | Elementary school teachers | en |
dc.subject | Perception | en |
dc.title | A percepção de professores dos anos finais do ensino fundamental de uma rede pública municipal de ensino em relação ao trabalho da coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | https://lattes.cnpq.br/3840846863628927 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | Monteiro, Vanessa | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Nova Prata | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-03-22 |