Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStreck, Danilo Romeu
dc.contributor.authorMenegat, Danúbia Bianchi
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherMarcoccia, Patrícia Correia de Paula
dc.date.accessioned2023-03-29T16:43:27Z
dc.date.available2023-03-29T16:43:27Z
dc.date.issued2023-03-24
dc.date.submitted2022-12-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11806
dc.descriptionEsta pesquisa investiga de que modo a diversidade étnico-racial, em especial, a cultura afro-brasileira, é abordada no currículo do Ensino Fundamental, na disciplina de História, a partir da Lei 10.639/03, que prevê o ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira. Desta forma, analisa-se a tarefa da escola quanto à educação para as diferenças, frente às transformações sociais e culturais e suas implicações no processo educativo. Neste sentido, verifica-se como a educação intercultural tem sido desenvolvida por professores do Ensino Fundamental, nos Anos Iniciais, com base em uma perspectiva educacional emancipatória em relação à diversidade. Esta pesquisa faz-se relevante no cenário educacional, haja vista a demanda por políticas educacionais públicas, que concebam a diversidade na formação integral dos estudantes. O referencial teórico apoia-se nas postulações freirianas, acerca de uma educação emancipatória intercultural, pautada na dialogicidade, em consonância às proposições de Walsh, assim como, a partir da literatura que problematiza a escravização do negro no Rio Grande do Sul. Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, na cidade de Vacaria/RS. Com enfoque na realização da ação pedagógica em sala de aula, a pesquisa foi construída colaborativamente com a professora titular, na qual foram observadas dez aulas, de modo a registrar de que maneira o professor aborda, pedagogicamente, em uma turma de terceiro ano dos anos iniciais, questões relacionadas à diversidade étnico-racial. A ação pedagógica propôs a aplicação de uma sequência didática, de forma a promover processos de ensino e aprendizagem com enfoque inter-multiculturalista. Os dados coletados foram analisados sob a luz do referencial teórico mencionado e com base na Análise Textual Discursiva (ATD). Então, a partir dos dados, buscou-se a compreensão da abordagem pedagógica no contexto hodierno da escola pesquisada. As convergências e as divergências foram identificadas com base nas asserções presentes nos documentos que regulamentam o currículo escolar, dentre eles, o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio da análise realizada, foi possível compreender e avaliar as dimensões existentes no contexto escolar em relação ao estudo das diferentes etnias, a partir da Lei 10.639/03 e, além disso, constatar como a respectiva instituição concebe a formação do ser humano numa perspectiva intercultural e se, para realizá-la, ela tem a preocupação de educar para o respeito à diversidade. À luz dessa análise, por fim, foram elencados alguns aspectos significativos, por meio das categorias identificadas com auxílio da (ATD): 1) Concepção da Lei 10.639/03; 2) Perspectivas pessoais sobre as relações étnico-raciais (crianças e professora), 3) Práticas pedagógicas com base no ensino das diversidades étnico-raciais numa perspectiva intercultural; e 4) Atitude emancipatória com base no ensino da história e cultura afro-brasileira. O resultado desta pesquisa ressalta a necessidade de uma pedagogia que oportunize e desenvolva as questões voltadas às diferenças histórico-sociais e étnico-culturais no currículo escolar da Educação Básica. No entanto, percebeu-se que apenas o esforço docente não gera o resultado esperado, para tal, é urgente que sejam oportunizadas formações continuadas, bem como, conteúdos voltados à discussão étnico-racial. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates how ethnic-racial diversity, especially Afro-Brazilian culture, is addressed in the curriculum of elementary education, in the discipline of history, from Law 10.639/03, which provides for the compulsory teaching of history and Afro-Brazilian culture. In this way, the school's task in terms of education for differences is analyzed, in the face of social and cultural transformations and their implications for the educational process. In this sense, it is verified how the intercultural teaching has been developed by elementary school teachers, in the early years, based on an emancipatory educational perspective in relation to diversity. This research is relevant in the educational scenario, given the demand for public educational policies, which conceive diversity in the integral formation of students. The theoretical framework is based on Freire's postulations, about an intercultural emancipatory education, based on dialogicity, in line with Walsh's propositions, as well as, from the literature that problematizes the enslavement of black people in Rio Grande do Sul. This is a qualitative research, of the action-research type, carried out in a Municipal Elementary School, in the city of Vacaria/RS. Focusing on the accomplishment of the pedagogical action in the classroom, the research was built collaboratively with the head teacher, in which ten classes were observed, in order to record how the teacher approaches, pedagogically, in a third year class of the initials, issues related to ethnic-racial diversity. The pedagogical action proposed the application of a didactic sequence, in order to promote teaching and learning processes with an inter-multiculturalist approach. The collected data were analyzed in the light of the mentioned theoretical framework and based on Discursive Textual Analysis (DTA). Then, from the data, we sought to understand the pedagogical approach in the present-day context of the researched school. Convergences and divergences were identified based on assertions present in the documents that regulate the school curriculum, among them, the Pedagogical Political Project (PPP) and the National Curricular Common Base (BNCC). Through the analysis carried out, it was possible to understand and evaluate the existing dimensions in the school context in relation to the study of different ethnicities, based on Law 10.639/03 and, in addition, to verify how the respective institution conceives the formation of the human being in a perspective intercultural and if, in order to carry it out, it is concerned with educating people to respect diversity. In light of this analysis, finally, some significant aspects were listed, through the categories identified with the help of (ATD): 1)Conception of Law 10.639/03; 2) Personal perspectives on ethnic-racial relations (children and teacher); 3) Pedagogical practices based on the teaching of ethnic-racial diversities in an intercultural perspective; and 4) Emancipatory attitude based on the teaching of Afro-Brazilian history and culture. The result of this research emphasizes the need for a pedagogy that provides opportunities and develops issues related to historical-social and ethnic-cultural differences in the school curriculum of Basic Education. However, it was noticed that only the teaching effort does not generate the expected result, for that, it is urgent to provide opportunities for continuing education, as well as content aimed at ethnic-racial discussion. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação multicultural - Vacaria (RS)pt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Vacaria (RS) - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Métodos de ensinopt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - História - Métodos de ensinopt_BR
dc.subjectMulticultural education - Vacaria (Brazil)en
dc.subjectPublic schools - Vacaria (Brazil) - Study and teaching (Elementary School)en
dc.subjectElementary School - Teaching methodsen
dc.subjectAfro-brazilian culture - History - Teaching methodsen
dc.titleHistória e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/2956505005941418pt_BR
mtd2-br.author.lattesMENEGAT, Danúbia Bianchipt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples