• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Tornar-se educador e educadora social : a relação entre as experiências vividas e o cotidiano profissional em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos no município de Caxias do Sul

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Daiane Ramos Borges.pdf (2.762Mb)
Data
2023-03-29
Autor
Borges, Daiane Ramos
Orientador
Pitano, Sandro de Castro
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente dissertação investigou a relação entre as experiências de vida de educadores e educadoras sociais e sua atuação em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A partir do conceito de formação permanente, abordado por Paulo Freire, o qual compreende o processo formativo de maneira contínua ao longo da vida do sujeito e do conceito de experiência abordado por Jorge Larrosa Bondía, que concebe a experiência como um fenômeno que atravessa o sujeito, investigou-se a narrativa de educadoras e educadores sociais acerca de suas percepções sobre suas experiências de vida e a relação destas com a atuação profissional. A metodologia utilizada foi a entrevista narrativa abordada por Daniel Berteaux e a pesquisa narrativa abordada por Jean Clandinin e Michael Connelly. A análise de dados foi realizada a partir das contribuições de Laurence Bardin e evidenciou três categorias de análise, a saber: 1) O cotidiano da prática; 2) Ruptura e 3) Experiência como aprendizagem. A discussão da pesquisa demonstrou que há relação entre as experiências de vida das educadoras e educadores sociais com a sua atuação profissional, na medida em que, ao longo de suas trajetórias, os mesmos vivenciaram experiências de ruptura desencadeando sentidos que foram e são compartilhados durante o processo pedagógico. O processo emocional de empoderamento e empatia, desencadeado pela experiência, demonstrou-se com elemento facilitador na relação intersubjetiva (MADCHE, 1998) construída pelos sujeitos de pesquisa e os cidadãos usuários. A pesquisa possibilitou compreender a potencialidade da narrativa da experiência como possibilidade pedagógica de vínculo, afetividade e confiança entre educadores sociais e cidadãos usuários. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11811
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Escola complementar de Caxias : histórias da primeira instituição pública para formação de professores na cidade de Caxias do Sul (1930-1961) 

    Bergozza, Roseli Maria (2014-06-03)
    O presente trabalho tem como propósito pesquisar e analisar a organização e instalação da primeira instituição pública, de caráter oficial, para formação de professores primários, em 1930, na cidade de Caxias do Sul. Escola ...
  • Análise financeira, operacional e social do projeto "Sim Caxias" no município de Caxias do Sul 

    Fortuna, Israel da Silva (2019-12-03)
    Devido ao crescimento acentuado dos centros urbanos, surgem inúmeras dificuldades para as cidades em diversas áreas como o transporte, trânsito, meio ambiente e principalmente na qualidade de vida das pessoas. O transporte ...
  • Memórias de egressas da escola normal Duque de Caxias (Caxias do Sul/RS - 1949/1951) : formação de professores para a prática da higiene 

    Tonietto, Roberta Angela (2020-11-03)
    Neste estudo, buscou-se investigar como a temática da higiene era desenvolvida na formação dos professores do Curso Normal que funcionava na Escola Normal Duque de Caxias - Caxias do Sul/RS. A urbanização crescente e a ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV