Show simple item record

dc.contributor.advisorAlbé, Jussania de Fátima
dc.contributor.authorFormiga, Ana Carolina
dc.contributor.otherRoveda, Vanessa
dc.contributor.otherBalbinoti, Valmiria Antonia
dc.date.accessioned2023-03-31T16:02:57Z
dc.date.available2023-03-31T16:02:57Z
dc.date.issued2022-12-17
dc.date.submitted2022-12-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11817
dc.descriptionO atual contexto econômico, social e tecnológico exige das organizações constante inovação. Para sobreviver em meio a um mercado que se mostra cada vez mais complexo e dinâmico, é preciso se adaptar e compreender que o processo de mudança, por vezes, é necessário. Com o objetivo de analisar o papel da comunicação no processo de mudança organizacional, desenvolveu-se o presente estudo. A metodologia incluiu, além da revisão bibliográfica, o uso de entrevistas, realizadas com profissionais da área que tiveram participação em alguma etapa do processo de transformação organizacional. De acordo com o cruzamento dos dados, ficou evidente que a comunicação é um elemento estratégico e fundamental no processo, podendo contribuir desde o início até a sustentação da mudança. É uma área que pode agregar muito, por isso deve ser integrada a todas as etapas previstas nas fases propostas. Da mesma forma, evidenciou-se que outros elementos são essenciais para que a transformação aconteça, sendo eles: planejamento estratégico, comunicação, liderança e pessoas. O estudo mostra que a comunicação deve se integrar a esses elementos, com potencial de garantir melhores resultados. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe current economic, social and technological context requires constant innovation from organizations. To survive in the market that is increasingly complex and dynamic, it is necessary to adapt and understand that the process of change is sometimes necessary. The present study was developed in order to analyze the role of communication in the process of cultural transformation. The methodology included, in addition to the literature review, the use of interviews, conducted with professionals in the area who participated in some stage of the organizational transformation process. According to the crossing of data, it was evident that communication is a fundamental strategic element in the process, and can contribute from the beginning to the support of the change. It is an area that can add a lot, so it must be integrated into all the steps provided for the proposed phases. Likewise, it was evidenced that other elements are also essential for the transformation to happen, they are: strategic planning, communication, leadership and people. The study shows that communication must be integrated with these elements, with the potential to ensure better results. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleJornada da transformação: o papel da comunicação nos processos de mudança organizacionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Relações Públicaspt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-12-16


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record