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dc.contributor.advisorRosa, Geraldo Antônio da
dc.contributor.authorFrança Júnior, Francisco de Miranda
dc.contributor.otherBarcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.otherWelter, Cristiane Backes
dc.date.accessioned2023-04-18T13:33:18Z
dc.date.available2023-04-18T13:33:18Z
dc.date.issued2023-04-17
dc.date.submitted2023-03-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11864
dc.descriptionA presente dissertação constitui-se um estudo quali?quantitativo sobre "Docência e qualidade de vida em tempos de pandemia/pós-pandemia: uma análise nas trilhas da biopolítica na contemporaneidade no município de Touros/RN". O problema a ser trabalhado se aplica no objetivo geral desta pesquisa que pretende analisar a possível relação da qualidade de vida na docência nos profissionais da educação do município de Touros/RN, em tempos de pandemia/pós?pandemia, buscando apresentar alternativas que possam contribuir no cotidiano escolar, tais como mudanças de comportamentos, organização do ambiente de trabalho, readaptação dos processos de trabalho e controle do estado de saúde dos docentes. Procedimento metodológico caracteriza-se como pesquisa de campo, descritiva, de método fenomenológico, classificada como pesquisa básica por sua natureza, e abordagem quanti-qualitativa. O estudo ocorreu em três unidades escolares da rede municipal de ensino, com professores de sala de aula de turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II. Foram aplicados 26 questionários WHOQOL-bref, e realizadas seis entrevistas semiestruturadas com questões baseadas no modelo de Walton (1973). Como referencial teórico foram nortes: Qualidade de vida na concepção integral da condição humana através de Limongi?França (2007); Administração de recursos humanos através de Chiavenato (2009); Conceituação da saúde, e estado de bem-estar através de Dejours (2009); Olhares, práticas e processos educacionais estão remetidos às pesquisas Freire (2005); Nóvoa (1999); Libâneo (2011); Tardif e Lessard (2008); e a Biopolítica na ideia de Foucault (2008). Para a análise dos dados foram utilizados elementos da estatística descritiva: frequência, média, moda e desvio padrão. Os resultados apresentados quanto ao Questionário WHOQOL-bref demostraram maior prevalência para satisfeito, remetendo a resposta unimodal, destaque para o Domínio Geral, com 59,62 (qualidade de vida e satisfação com a saúde), e o menor destaque para Domínio Meio Ambiente, com 38,46 (segurança física e proteção; ambiente do lar; recursos financeiros; cuidados de saúde e sociais: disponibilidade e qualidade; oportunidade de adquirir novas informações e habilidades; participação e oportunidades em recreação ou lazer; ambiente físico e transporte), com desvio padrão de maior dispersão ± 0,244 para o Domínio Psicológico, e apresentando resultado mais homogêneo para o Domínio das Relações Sociais, ± 0,059. Destacando atenção nos resultados para pouca satisfação entre os itens, no Domínio Físico para dor e desconforto com 30,77%, no Domínio Psicológico para a espiritualidade, religião e/ou crenças pessoais com 65,38%, no Domínio Meio Ambiente para oportunidade de adquirir novas informações e habilidades 69,23%, recursos financeiros 38,46% e ambiente físico 34,62%. Ao comparar os dois instrumentos Questionário WHOQOL?bref e a Entrevista Semiestruturada (Walton 1973), observando maiores aproximações do Domínio Físico (Faceta 18 -Capacidade de trabalho), com a Dimensão II (condições de trabalho) com um percentual de 7,12%. Houve maior disparidade entre o Domínio Relações Sociais e a Dimensão VII (trabalho e espaço total de vida) com uma diferença de 39,59%. Conclui-se que os docentes estão insatisfeitos quanto a segurança física, proteção, ambiente do lar, financeiro, cuidados de saúde, oportunidade de novas informações, oportunidades em recreação ou lazer; ambiente físico e transporte. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is a quali-quantitative study on "Teaching and quality of life in times of pandemic/post-pandemic: an analysis on the tracks of biopolitics in the Town of Touros/RN". The problem to be workedon applies to the general objective of this research, which aims to analyze the possible relationship between quality of life in teaching among education professionals in the municipality of Touros/RN, in times of pandemic/post-pandemic, seeking to present alternatives that can contribute to school daily life. The methodological procedure is characterized as field research, descriptive, with a phenomenological method, classified as basic research by its nature, and a quanti-qualitative approach. The study took place in three school units of the municipal education system, with classroom teachers from 6th to 9th grade of Elementary II. Twenty-six WHOQOL-bref questionnaires were applied, and six semi-structured interviews were conducted with questions based on the Walton Model (1973). As a theoretical reference, the following were oriented: Quality of life in the integral conception of the human condition by Limongi-France (2007); Human Resources Management by Chiavenato (2009); Conceptualization of health and state of well- being by Dejours (2009); Looks, practices and educational processes are referred to the research Freire (2005); Nóvoa (1999); Libâneo (2011); Tardif and Lessard (2008); and Biopolitics in the idea of Foucault (2008). For data analysis, descriptive statistics elements were used: Frequency, Mean, Mode and Standard Deviation. The results presented as to the WHOQOL?bref Questionnaire, higher prevalence for satisfied, referring to the unimodal response, highlight for the General Domain, with 59.62 (Quality of Life and Satisfaction with Health), and the lowest highlight for the Environment Domain, with 38.46 (Physical Safety and Protection; Home Environment; Financial Resources; Health and Social Care: Availability and Quality; Opportunity to acquire new information and skills; Participation and opportunities in recreation or leisure; Physical Environment; and Transportation), with Standard Deviation of greater dispersion ± 0.244 for the Psychological Domain, and presenting more homogeneous result for the Social Relationships Domain, ± 0.059. Highlighting attention in the results for little satisfaction among the items, in the Physical Domain for pain and discomfort with 30.77%, in the Psychological Domain for spirituality, religion and/or personal beliefs with 65.38%, in the Environment Domain for opportunity to acquire new information and skills 69.23%, financial resources 38.46% and physical environment 34.62%. When comparing the two instruments (WHOQOL-bref Questionnaire and the Semi-structured Interview (Walton 1973), greater approximations were observed for the Physical Domain (Facet 18 - Capacity to work, with Dimension II (Working conditions) with a percentage of 7.12%. There was greater disparity between the Social Relationships Domain and Dimension VII (Work and total living space) with a difference of 39.59%. It is concluded that faculty members are dissatisfied regarding physical safety, protection, home environment, financial, health care, opportunity for new information, opportunities in recreation or leisure; physical environment and transportation. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectBem-estar social - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectQualidade de vida - Corpo docentept_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectPublic welfare - Educationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectQuality of life - Facultyen
dc.subjectPandemicsen
dc.subjectBiopoliticsen
dc.titleDocência e qualidade de vida em tempos de pandemia/pós-pandemia: uma análise nas trilhas da biopolítica na contemporaneidade no Município de Touros/RNpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/3648637153708931pt_BR
mtd2-br.author.lattesFrança Júnior, F.M.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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