Mostra i principali dati dell'item
A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias
dc.contributor.advisor | Streck, Danilo Romeu | |
dc.contributor.author | Câmara, Gilberto Florença da | |
dc.contributor.other | Carbonara, Vanderlei | |
dc.contributor.other | Paulo, Fernanda dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T12:07:23Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T12:07:23Z | |
dc.date.issued | 2023-05-05 | |
dc.date.submitted | 2023-02-27 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11942 | |
dc.description | Esta pesquisa investigou os impactos do contexto pandêmico (2020 e 2021) na aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, na área do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias. A pesquisa, de vertente qualitativa, teve como problema investigar de que forma a Covid-19 impactou a aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. Portanto, buscou-se responder a seguinte pergunta: quais foram os impactos causados na aprendizagem, pela Covid-19, na visão dos estudantes do Ensino Médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias? A pesquisa foi feita a partir de um Círculo de conversa, grupo composto por nove estudantes do Ensino Médio, na faixa etária de 15 a 18 anos, e promoveu um diálogo entre os jovens sobre os impactos ocorridos na aprendizagem durante as restrições impostas pela Covid-19. Complementarmente, foram aplicadas entrevistas individuais com o objetivo de aprofundar temas discutidos no Círculo de conversa. O local da pesquisa foi uma instituição particular de ensino básico, filantrópica, em Caxias do Sul-RS. A pesquisa teve como objetivo geral analisar os impactos causados pela pandemia Covid-19, na percepção dos estudantes, sobre seu processo de aprendizagem, da área do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias. A análise dos dados ocorreu seguindo o método Análise de Conteúdo, de Bardin (2011). Alguns resultados mostraram que muitos foram os impactos causados pela Covid-19 na aprendizagem dos estudantes: consequências na saúde física e mental, na mudança de metodologia (aulas remotas), no excesso de tecnologias digitais comprometendo a aprendizagem nas áreas de linguagens. Circunstâncias que exigiram dos estudantes e professores adaptação, foco no essencial do ensino e aprendizagem. Por sua vez, as tecnologias foram vistas de forma positiva pelos estudantes, pois era a forma que o sistema educacional encontrou para continuar com as aulas durante pandemia da Covid-19. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This research investigated the impacts of the pandemic context (2020 and 2021) on the learning of high school students, in the area of knowledge of Languages and its Technologies. The research, of a qualitative nature, had as problem of investigating how Covid-19 has impacted the learning of high school students. Therefore, it sought to answer: what were the impacts caused on learning by Covid-19, in the view of high school students, in the area of Languages and its Technologies? The research has been done through a Circle of Conversation, a group composed by nine high school students, aged between 15 and 18 years old, and it has promoted a dialogue between young people about the impacts that occurred on learning during the restrictions imposed by Covid -19. In addition, individual interviews were applied with the goal of deepening topics discussed in the Conversation Circle. The research site was a private, philanthropic primary education institution in Caxias do Sul-RS. The general objective of the research was to analyze the impacts caused by the Covid-19 pandemic, in the perception of students, about their learning process, in the area of knowledge of Languages and their Technologies. The data analysis has been developed through Content Analysis method, according to Bardin (2011). Some results have showed that there were many impacts caused by Covid-19 on student learning: consequences on physical and mental health, in the change of the methodology (remote classes), in the excess of digital technologies compromising the learning in language areas. Circumstances that required students and teachers to adapt, focusing on the essentials of teaching and learning. In turn, technologies were seen positively by students, as it was the way that the educational system found to continue with classes during the Covid-19 pandemic.[resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | COVID-19 | en |
dc.subject | Student teaching | en |
dc.title | A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8846996340622555 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | Câmara, Gilberto Florença da | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-05-04 |