Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorGuzzo, Guilherme Brambatti
dc.contributor.authorBecker, Joana Valim
dc.contributor.otherWebber, Carine Geltrudes
dc.contributor.otherBulegon, Ana Marli
dc.date.accessioned2023-05-31T15:22:34Z
dc.date.available2023-05-31T15:22:34Z
dc.date.issued2023-05-31
dc.date.submitted2023-04-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12053
dc.descriptionO avanço do uso das tecnologias educacionais no Brasil tem recebido maior atenção, principalmente após a eclosão da COVID-19, no ano de 2020. A utilização de salas interativas, gamificação e aplicativos passaram a compor o universo metodológico do processo educacional. Mediante isso, esta pesquisa teve por objetivo compreender as possibilidades de alcance do uso do App Inventor no cotidiano da sala de aula nas Ciências da Natureza, por meio de um curso de extensão ministrado para professores de Biologia. Os dados da pesquisa foram coletados através do uso de diários de bordo por parte da pesquisadora e dos participantes, e os dados foram analisados a partir do uso da Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa teve como um dos resultados o produto educacional que discorre sobre os caminhos de execução do minicurso, para que outros docentes possam ter acesso a este tipo de metodologia. Além disso, durante a execução do curso, pôde-se perceber que os participantes conseguiram produzir aplicativos que fossem passíveis de uso em sala de aula, no desenvolvimento do seu cotidiano escolar. Por fim, percebeu-se que mesmo aqueles que não tinham tanta afinidade com o App Inventor, conseguiram participar do curso e obter ganhos educacionais para a sua prática em sala de aula. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe advancement of the use of educational technologies in Brazil has received greater attention, especially after the outbreak of COVID-19, in 2020. The use of interactive classrooms, gamification and apps started to compose the methodological universe of the educational process. Therefore, this research aimed to understand the scope possibilities of using App Inventor in the daily life of the classroom in the Natural Sciences, through an extension course given to Biology teachers. Research data were collected through the use of logbooks by the researcher and participants, and the data were analyzed from the use of Discursive Textual Analysis (DTA). One of the results of the research was the educational product that discusses the ways of implementing the mini-course, so that other teachers can have access to this type of methodology. In addition, during the execution of the course, it could be noticed that the participants were able to produce applications that could be used in the classroom, in the development of their school routine. Finally, it was noticed that even those who did not have much affinity with App Inventor managed to participate in the course and obtain educational gains for their practice in the classroom. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectCiências da vida - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducational technologyen
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectMobile appsen
dc.subjectLife sciences - Study and teachingen
dc.titleBiologando com o App Inventor : uma proposta para a formação de professores de Ciências Biológicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9553130612697326pt_BR
mtd2-br.author.lattesBECKER, J. V.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-05-30


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail
Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige