Biologando com o App Inventor : uma proposta para a formação de professores de Ciências Biológicas
Fecha
2023-05-31Autor
Becker, Joana Valim
Orientador
Guzzo, Guilherme Brambatti
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O avanço do uso das tecnologias educacionais no Brasil tem recebido maior atenção, principalmente após a eclosão da COVID-19, no ano de 2020. A utilização de salas interativas, gamificação e aplicativos passaram a compor o universo metodológico do processo educacional. Mediante isso, esta pesquisa teve por objetivo compreender as possibilidades de alcance do uso do App Inventor no cotidiano da sala de aula nas Ciências da Natureza, por meio de um curso de extensão ministrado para professores de Biologia. Os dados da pesquisa foram coletados através do uso de diários de bordo por parte da pesquisadora e dos participantes, e os dados foram analisados a partir do uso da Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa teve como um dos resultados o produto educacional que discorre sobre os caminhos de execução do minicurso, para que outros docentes possam ter acesso a este tipo de metodologia. Além disso, durante a execução do curso, pôde-se perceber que os participantes conseguiram produzir aplicativos que fossem passíveis de uso em sala de aula, no desenvolvimento do seu cotidiano escolar. Por fim, percebeu-se que mesmo aqueles que não tinham tanta afinidade com o App Inventor, conseguiram participar do curso e obter ganhos educacionais para a sua prática em sala de aula. [resumo fornecido pelo autor]