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dc.contributor.advisorSouza, José Edimar de
dc.contributor.authorAlencar, Maria Daniela de
dc.contributor.otherForell, Leandro
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherRosa, Geraldo Antônio da
dc.date.accessioned2023-06-20T13:04:19Z
dc.date.available2023-06-20T13:04:19Z
dc.date.issued2023-06-17
dc.date.submitted2023-04-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12171
dc.descriptionEste estudo investigou a história de uma instituição de educação profissional no estado do Ceará. Teve como objetivo geral analisar memórias e documentos sobre o Colégio Agrícola Professor Gustavo Augusto Lima (CAPGAL), localizado no município de Lavras da Mangabeira, enfatizando aspectos da sua trajetória até o momento de sua reorganização, quando passou a ser identificado como Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima (EEEPPGAL), no ano de 2011. Como objetivos específicos, o estudo buscou: a) estabelecer relações entre o contexto local de Lavras da Mangabeira/CE e a instalação do Colégio, identificando relações entre o seu fechamento e a sua reorganização; b) compor aspectos de sua trajetória institucional, desde a sua criação na década de 1940 até o momento de sua reorganização em escola, com o intuito de cotejá-los com as memórias de egressos sobre a presença da instituição na referida localidade. Em 2004, o Colégio Agrícola Professor Gustavo Augusto Lima foi cedido pelo governo do Ceará, através da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), para o município de Lavras da Mangabeira, a pedido do então prefeito Francisco Aristides Ferreira, que planejava torná-lo polo da Universidade Estadual do Ceará. Em 2010, na gestão do governador Cid Ferreira Gomes, o Colégio foi retomado pelo estado, que o reformou para que fizesse parte do seu plano de governo de implantar escolas profissionais estaduais, tendo por base a política de expansão da educação profissional promovida pelo governo federal do então presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva. O trabalho de pesquisa da dissertação foi embasado na metodologia da História Oral, realizado através de entrevistas com partícipes da história do Colégio, como ex-alunos, ex-diretores e ex-coordenadores pedagógicos, tendo a memória como documento primordial para entendermos os acontecimentos que nortearam a história da instituição devido à carência documental sobre ela, motivada por uma invasão ocorrida em sua sede no ano de 2006. A dissertação foi estruturada em cinco capítulos assim discriminados: o primeiro capítulo apresenta as considerações iniciais da pesquisa e a localização da instituição analisada, delineando-se os questionamentos sobre a constituição do Colégio e sua reorganização como Escola em 2011; no segundo capítulo discutem-se o referencial teórico e as fontes da metodologia: História Oral, memórias e fontes documentais, além dos questionamentos sobre o objeto estudado, teorias, conceitos e metodologias que pautaram este trabalho; o terceiro capítulo busca contextualizar a história da escolarização em Lavras da Mangabeira em seus aspectos históricos e como a educação profissional passou a fazer parte desse município, a partir da construção e implantação do CAPGAL; no quarto capítulo o processo de organização e de estrutura da EEEPPGAL foi analisado, tendo nos documentos escolares o seu sentido pedagógico; por fim, as considerações finais apresentam a Escola, com uma nova organização e identidade, porém ainda ligadas a alguns traços do Colégio de origem; ela apresenta também uma original proposta pedagógica de formação profissional do educando, sendo até hoje uma instituição escolar de referência na região e que identifica os egressos com a comunidade local. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis study investigated the history of a professional education institution in the state of Ceará. Its general objective was to analyze memories and documents about the Colégio Agrícola Professor Gustavo Augusto Lima (CAPGAL), located in the municipality of Lavras da Mangabeira, emphasizing aspects of its trajectory until the moment of its reorganization, when it became identified as the Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima (EEEPPGAL), in 2011. As specific objectives, the study sought to: a) establish relations between the local context of Lavras da Mangabeira/CE and the installation of the College, identifying relations between its closure and its reorganization; b) compose aspects of its institutional trajectory, since its creation in the 1940s until the moment of its reorganization into a school, in order to compare them with the memories of its graduates about the presence of the institution in that locality. In 2004, the Agricultural College Professor Gustavo Augusto Lima was transferred by the government of Ceará, through the Education Secretary of the State of Ceará (SEDUC), to the municipality of Lavras da Mangabeira, at the request of the then mayor Francisco Aristides Ferreira, who planned to make it a pole for the State University of Ceará. In 2010, during the administration of governor Cid Ferreira Gomes, the college was taken over by the state, which reformed it to make it part of its government plan to implement state professional schools, based on the professional education expansion policy promoted by the federal government of the then president of the republic Luiz Inácio Lula da Silva. The dissertation's research work was based on the Oral History methodology, carried out through interviews with participants in the history of the school, such as former students, former directors and former pedagogical coordinators, having the memory as a primordial document for us to understand the events that guided the history of the institution due to the lack of documents about it, motivated by an invasion that occurred in its headquarters in 2006. The dissertation was structured in five chapters, as follows: The first chapter presents the initial considerations of the research and the location of the analyzed institution, outlining the questions about the constitution of the College and its reorganization as a school in 2011; the second chapter discusses the theoretical framework and the sources of methodology: Oral History, memories and documentary sources, in addition to the questionings about the studied object, theories, concepts and methodologies that guided this work; the third chapter seeks to contextualize the history of schooling in Lavras da Mangabeira in its historical aspects and how professional education became part of this municipality, from the construction and implementation of CAPGAL; In the fourth chapter, the process of organization and structure of the EEEPPGAL was analyzed, having in the school documents its pedagogical sense; finally, the final considerations present the school, with a new organization and identity, but still linked to some traces of the original school; it also presents an original pedagogical proposal of professional education, being until today a school institution of reference in the region and that identifies the graduates with the local community. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEscolas agrícolas - Lavras da Mangabeira (CE)pt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Lavras da Mangabeira (CE)pt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectAgricultural colleges - Lavras da Mangabeira (Brazil)en
dc.subjectProfessional education - Lavras da Mangabeira (Brazil)en
dc.subjectEducation and stateen
dc.subjectOral historyen
dc.titleHistórias e memórias do Colégio Agrícola Professor Gustavo Augusto Lima (Lavras da Mangabeira, CE - 2011)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/4141406744611290pt_BR
mtd2-br.author.lattesMaria Daniela de Alencarpt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-06-16


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