Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMesquita, Alexandre
dc.contributor.authorBonow, Jamile Pich
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.contributor.otherGiovannini Junior, Odilon
dc.contributor.otherRebeque, Paulo Vinicius
dc.date.accessioned2023-07-04T13:24:38Z
dc.date.available2023-07-04T13:24:38Z
dc.date.issued2023-07-04
dc.date.submitted2023-06-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12295
dc.descriptionEssa dissertação consiste na aplicação e avaliação de uma sequência didática com embasamento teórico na Neurociência e na Aprendizagem Significativa de Ausubel. A proposta de trabalho surgiu devido ser um tema considerável e conveniente de estudar no cenário da educação. Além disso, torna-se importante compreender alguns aspectos da Neurociência e como ela pode contribuir ao trabalho docente no ensino de Física. Busca-se, também, compreender como esses saberes podem auxiliar os professores a desenvolverem suas aulas no sentido de levar o estudante a aprender de forma significativa. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em uma escola pública, com duas turmas de segundo ano do Ensino Médio, totalizando 33 alunos, na cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários no aplicativo Kahoot, construção de mapa mental e análise dos diários de bordo da pesquisadora. Através da metodologia utilizada e do estudo realizado gerou-se um produto educacional na forma de uma sequência didática, dividida em oito unidades, onde o conteúdo foi abordado de diferentes formas e subsidiada pela Neurociência, para a melhoria do ensino e da aprendizagem de termometria. Como resultados, a partir dos mapas mentais e questionários iniciais aplicados, percebeu-se a presença de alguns conhecimentos prévios e concepções alternativas sobre os conceitos de calor e temperatura. Já na realização do mapa mental final e do questionário final, encontrou-se a presença de relações corretas entre os conceitos de calor e temperatura e os estudantes responderam corretamente que a sensação térmica está relacionada às percepções de quente e frio. Também notou-se que as estratégias devem ser diversificadas e que provoquem no aluno o interesse em participar, desperte a curiosidade, a predisposição em aprender e a percepção de que o aluno faz parte do processo de ensino e aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation consists of the application and evaluaton of a Didactic Sequence with a theoretical basis in Ausubel's Neuroscience and Meaningful Learning. The work proposal arose because it is a considerable and convenient topic to study in the education scenario. In addition, it is important to understand some aspects of Neuroscience and how it can contribute to the teaching work in Physics teaching. It also seeks to understand how this knowledge can help teachers to develop their classes to lead students to learn in a meaningful way. Qualitative research was carried out in a public school, with two second-year high school classes, totaling 33 students, in the city of Farroupilha, in Rio Grande do Sul. Data collection took place through questionnaires in the Kahoot application, construction of a mental map and analysis of the researcher's logbooks. Through the methodology used and the study carried out, an educational product was generated in the form of a didactic sequence, divided into eight units, where the content was approached indifferent ways and subsidized by Neuroscience, to improve the teaching and learning of thermometry. As a result, from the mental maps and initial questionnaires applied, it was noticed the presence of some previous knowledge and alternative conceptions about the concepts of heat and temperature. In carrying out the final mental map and the final questionnaire, the presence of correct relationships between the concepts of heat and temperature was found and the students correctly answered that the thermal sensation is related to the perceptions of hot and cold. It was also noted that the strategies should be diversified and that provoke the student's interest in participating, arouse curiosity, predisposition to learn and the perception that the student is part of the teaching and learning process. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTermômetros e termometriapt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingen
dc.subjectThermometersen
dc.subjectNeurosciencesen
dc.subjectDidaticsen
dc.titleNeurociência e educação: contribuições para o ensino de termometriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/1514035618487481pt_BR
mtd2-br.author.lattesBonow, Jamilept_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Farroupilhapt_BR
local.data.embargo2023-07-03


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples