Análise de eficiência da geometria do rotor do compressor em turboalimentadores veiculares
Zusammenfassung
Este trabalho analisou a influência da curvatura das pás do rotor compressor utilizado em turbocompressores aplicados em motores de combustão interna de veículos automotores. O aumento da eficiência e massa de ar do rotor compressor foi medido no Hot gas stand, sendo esse um importante equipamento para o desenvolvimento e medição para turbocompressores. Como os veículos da atualidade estão tendo cada vez mais restrições quanto ao nível de poluição, o turbocompressor tornou-se uma peça importante na busca por motores de maior eficiência, baixo consumo e menos poluentes. O estudo inicial foi direcionado para geometrias de rotores já aplicados em veículos da atualidade, isso serviu como base para a nova geometria do rotor compressor desenvolvido. Com base em modelos já existentes na literatura sobre rotores axiais, chegou-se a um modelo 3D da peça que pode ser visto no decorrer deste trabalho. Tendo em mãos o modelamento 3D da peça, foi realizada a programação para usinagem de duas peças de protótipo. Após o rotor de protótipo pronto, realizou-se a montagem em um turbocompressor para prosseguir com os testes no Hot gas stand. O primeiro teste utilizou o rotor compressor de linha, o mesmo utilizado como base para desenvolver o novo protótipo e, posteriormente, realizado o teste com o protótipo desenvolvido. Os resultados indicam uma similaridade entre o rotor compressor desenvolvido em relação ao rotor compressor Holset, isso pode ser evidenciado no decorrer deste trabalho. [resumo fornecido pelo autor]