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dc.contributor.advisorSilveira, Luiz Fernando Castilhos
dc.contributor.authorWender, Ilana Munari
dc.contributor.otherMartinotto, Fernanda
dc.contributor.otherRech, Moisés João
dc.date.accessioned2023-07-20T13:38:28Z
dc.date.available2023-07-20T13:38:28Z
dc.date.issued2023-07-20
dc.date.submitted2021-12-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12478
dc.descriptionO presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo investigar o crescimento exponencial do Marketing Jurídico na era digital, bem como analisar as consequências práticas no cotidiano dos advogados frente às normativas ético-profissionais inerentes à profissão. Com efeito, diante dos avanços tecnológicos, verificou-se o aumento do interesse pelo Marketing Digital, inclusive pelos operadores do Direito, de modo que a seguinte problemática restou aventada: quais são os novos desafios e oportunidades trazidos pelo crescimento desenfreado do Marketing jurídico digital? É evidente que o assunto avoca um novo olhar para a advocacia, motivo pelo qual, dentro desta nova realidade, criou-se a necessidade de discussão sobre a razoabilidade dos limites rigorosos, até então estabelecidos pelo Código de Ética e Disciplina da OAB no quesito publicidade - e que sofreu algumas alterações significativas com o advento do Provimento 205/2021 - diante da urgência na flexibilização das normas a fim de que o ordenamento jurídico pudesse acompanhar a dinâmica da nova realidade trazida pela era digital. O marketing jurídico nas mídias digitais e nas redes sociais tem gerado maior visibilidade aos profissionais e, com isto, uma maior aproximação com o público. Já que, nos meios digitais, costuma-se utilizar uma linguagem simples e direta, ao invés de termos jurídicos rebuscados, o que torna o conteúdo mais acessível a todos. Não obstante, vale ressaltar a importância da regulamentação sobre o tema, de modo a garantir uma postura ética profissional, sendo o novo Provimento 205/21 um grande avanço para a advocacia. Para tanto, a metodologia adotada foi a pesquisa exploratória, de forma a aumentar a familiaridade com o tema por meio de verificação bibliográfica e estudo de casos concretos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present undergraduate thesis aimed to investigate the exponential growth of Legal Marketing in the digital age, as well as to analyze the practical consequences in the daily life of lawyers in light of the ethical-professional norms inherent to the profession. In fact, given the technological advances, it was verified an increase of interest in Digital Marketing, even amongst the law operators, so that the following issue was raised: what are the new challenges and opportunities brought by the unbridled growth of digital legal Marketing? It is clear that the subject calls for a new away of facing law practice, and that is the reason why, within this new reality, there was a need to discuss the reasonableness of the strict limits, hitherto established by the OAB's Code of Ethics and Discipline in the item advertising - and which underwent some significant changes with the advent of Provision 205/2021 - given the urgent need to make the rules more flexible so that the legal system could keep up with the dynamics of the new reality brought upon us by the digital age. Legal marketing in digital media and social networks has generated greater visibility for professionals and, with this, a closer relationship with the public. This happens once, in digital media, the language commonly used is simple and straightforward, instead of far-fetched legal terms, which makes the content more accessible to everyone. Nevertheless, it is important to emphasize the importance of regulation on the subject, in order to guarantee a professional ethical posture, being the new Provision 205/2021 a big step forward for law. For that, the adopted methodology was the exploratory research, in order to increase the familiarity with the subject through bibliographic verification and study of concrete cases. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMarketing jurídicopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectÉtica profissionalpt_BR
dc.titleMarketing jurídico digital e o provimento 205/21 do código de ética da OABpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameDireito - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região das Hortênsiaspt_BR


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