dc.contributor.advisor | Vieira, Guilherme Bergmann Borges | |
dc.contributor.author | Silva, Ciro Santos da | |
dc.contributor.other | Andrade, Simone Fonseca de | |
dc.contributor.other | Gonçalves, Roberto Birch | |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T00:57:31Z | |
dc.date.available | 2023-08-04T00:57:31Z | |
dc.date.issued | 2023-07-10 | |
dc.date.submitted | 2023-06-21 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/12584 | |
dc.description | A cabotagem tem apresentado historicamente uma participação de 11% na matriz modal brasileira. Porém, com a criação e aprovação da Lei nº 14.301/2022, também conhecida como BR do Mar, que buscou estimular esse setor no Brasil, essa situação tende a mudar. A BR do Mar tem como elementos centrais o incremento da oferta e o estímulo à concorrência e à competitividade. Considerando esse contexto, esta pesquisa buscou analisar os potenciais impactos da BR do Mar no transporte brasileiro de cabotagem. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa exploratória, tendo sido entrevistados representantes de diferentes atores envolvidos no setor, tais como a Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (ABAC), a Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (ABEAM), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), e profissionais do meio acadêmico. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas a procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os potenciais impactos da BR do Mar, de forma geral, foram entendidos pelos entrevistados como positivos e de grande importância para fortalecer e desenvolver o setor, contribuindo assim para o crescimento do país. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | Cabotage has historically presented a participation of 11% in the Brazilian modal matrix. However, with the creation and approval of Law nº 14.301/2022, also known as BR do Mar, which sought to stimulate this sector in Brazil, this situation tends to change. BR do Mar has as its central elements an increase in supply, stimulation of development, incentive to competition and competitiveness. Considering this context, this research sought to analyze the potential impacts of BR do Mar on Brazilian cabotage transport. For this, an exploratory qualitative approach was used, with the interviewees being the Brazilian association of cabotage shipowners, the Brazilian association of maritime support companies, the national waterway transport agency
and professionals from the academic environment. content analysis. The results indicated that the potential impacts of BR do Mar, in general, were understood by the interviewees as positive and of great importance to strengthen and develop the sector, thus contributing to the country's growth. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Comércio internacional | pt_BR |
dc.subject | Cabotagem (Transporte de carga) | pt_BR |
dc.subject | Transporte de mercadorias | pt_BR |
dc.subject | Navegação | pt_BR |
dc.title | Os potenciais impactos da BR do Mar no transporte brasileiro de cabotagem | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Comércio Internacional | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-07-08 | |