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dc.contributor.advisorVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.authorSilva, Ciro Santos da
dc.contributor.otherAndrade, Simone Fonseca de
dc.contributor.otherGonçalves, Roberto Birch
dc.date.accessioned2023-08-04T00:57:31Z
dc.date.available2023-08-04T00:57:31Z
dc.date.issued2023-07-10
dc.date.submitted2023-06-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12584
dc.descriptionA cabotagem tem apresentado historicamente uma participação de 11% na matriz modal brasileira. Porém, com a criação e aprovação da Lei nº 14.301/2022, também conhecida como BR do Mar, que buscou estimular esse setor no Brasil, essa situação tende a mudar. A BR do Mar tem como elementos centrais o incremento da oferta e o estímulo à concorrência e à competitividade. Considerando esse contexto, esta pesquisa buscou analisar os potenciais impactos da BR do Mar no transporte brasileiro de cabotagem. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa exploratória, tendo sido entrevistados representantes de diferentes atores envolvidos no setor, tais como a Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (ABAC), a Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (ABEAM), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), e profissionais do meio acadêmico. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas a procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os potenciais impactos da BR do Mar, de forma geral, foram entendidos pelos entrevistados como positivos e de grande importância para fortalecer e desenvolver o setor, contribuindo assim para o crescimento do país. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractCabotage has historically presented a participation of 11% in the Brazilian modal matrix. However, with the creation and approval of Law nº 14.301/2022, also known as BR do Mar, which sought to stimulate this sector in Brazil, this situation tends to change. BR do Mar has as its central elements an increase in supply, stimulation of development, incentive to competition and competitiveness. Considering this context, this research sought to analyze the potential impacts of BR do Mar on Brazilian cabotage transport. For this, an exploratory qualitative approach was used, with the interviewees being the Brazilian association of cabotage shipowners, the Brazilian association of maritime support companies, the national waterway transport agency and professionals from the academic environment. content analysis. The results indicated that the potential impacts of BR do Mar, in general, were understood by the interviewees as positive and of great importance to strengthen and develop the sector, thus contributing to the country's growth. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectCabotagem (Transporte de carga)pt_BR
dc.subjectTransporte de mercadoriaspt_BR
dc.subjectNavegaçãopt_BR
dc.titleOs potenciais impactos da BR do Mar no transporte brasileiro de cabotagempt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-07-08


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