Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Luciane Todeschini
dc.contributor.authorDiaz, Ronaldo Leites
dc.contributor.otherSpolon, Ana Paula Garcia
dc.contributor.otherBaptista, Maria Luiza Cardinale
dc.contributor.otherRamos, Flávia Brocchetto
dc.date.accessioned2023-08-04T15:30:20Z
dc.date.available2023-08-04T15:30:20Z
dc.date.issued2023-08-03
dc.date.submitted2023-07-13
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12588
dc.descriptionEste trabalho tem como foco a investigação de representações de hospitalidade na obra literária "A morte em Veneza", de Thomas Mann, com ênfase nas vivências do protagonista, Gustav von Aschenbach. Os objetivos específicos envolvem a contextualização da obra no seu contexto histórico, social e literário de produção, a exploração de teorias relacionadas à hospitalidade e ao acolhimento, e a investigação da relação entre turistas e cidades com base no conceito de Corpo Coletivo Acolhedor (CCA), em que as cidades podem ser entendidas, na sua relação de hospitalidade, como um Corpo Coletivo Acolhedor, que pressupõe a existência de três vértices – o conjunto de serviços, o organismo gestor e o capital cultural (PERAZZOLO, SANTOS; PEREIRA, 2014. Ao se considerar a obra literária na sua natureza mimética, conceito fundamental na literatura (CARVALHO, 2019), a mesma pode ser entendida como fonte documental (FERREIRA, 2009) e, dentro dessa perspectiva de análise é que que se busca identificar sinalizadores de representação de hospitalidade na obra “A Morte em Veneza”. A pesquisa de natureza qualitativa apoia-se, na análise de conteúdo de Bardin (2011) e na análise discursiva bakhtiniana. Como pressuposto teórico, compreende-se que a hospitalidade é elemento fundante do turismo, sendo essencial para o seu entendimento (PERAZZOLO, SANTOS, PEREIRA, 2012). A análise das relações de hospitalidade identificadas na narrativa, perspectivadas por construto teórico do Corpo Coletivo Acolhedor permitem identificar diferentes acolhimentos na relação entre Gustav von Aschenbach e Veneza: em algumas ocasiões, ele é bem-recebido nos lugares por onde transita, marcadamente em uma relação comercial; já em outros momentos, observa-se um espaço tensionado, já que a cidade oculta de seus visitantes o fato de estar vivendo em um período de endemia de Cólera. Essa relação dúbia perpassa toda a narrativa, marcando as experiências da personagem. A análise dessas relações permitiu observar momentos em que o protagonista é acolhido e recebe tratamento hospitaleiro por parte dos habitantes de Veneza, bem como situações em que ele é confrontado com a falta de acolhimento. Essa dualidade entre a hospitalidade e a falta de acolhimento contribui para a complexidade das experiências de Gustav von Aschenbach na cidade, evidenciando a importância desses elementos na narrativa e na compreensão das interações entre o turista e o local visitado. Ao explorar essa dualidade entre a hospitalidade e a falta de acolhimento na obra, somos levados a refletir sobre a complexidade das interações entre Gustav von Aschenbach e a cidade de Veneza. Enquanto momentos de acolhimento indicam a capacidade da comunidade local de oferecer um ambiente favorável ao turista, situações de não acolhimento revelam as limitações e os desafios que podem surgir nessa relação. A presença dessas diferentes facetas da hospitalidade na narrativa de Thomas Mann ressalta a importância de uma abordagem ampla e contextualizada para compreender as experiências dos turistas e o impacto das interações com a comunidade local. Por meio da análise dessa obra literária, somos convidados a explorar não apenas a representação da hospitalidade, mas também a própria natureza das relações humanas em um ambiente turístico, enriquecendo nosso entendimento sobre as complexidades do encontro entre o visitante e o local visitado. Portanto, a análise da hospitalidade em “A morte em Veneza” revela a influência dessas dinâmicas nas experiências dos turistas e nas relações entre visitantes e a comunidade local. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis work focuses on investigating representations of hospitality in the literary work "Death in Venice" by Thomas Mann, with an emphasis on the experiences of the protagonist, Gustav von Aschenbach. The specific objectives involve contextualizing the work within its historical, social, and literary production context, exploring theories related to hospitality and welcoming, and investigating the relationship between tourists and cities based on the concept of the Welcoming Collective Body (WCB), where cities can be understood, in their hospitality relationship, as a Welcoming Collective Body, presupposing the existence of three vertices - the set of services, the governing organism, and the cultural capital (PERAZZOLO, SANTOS; PEREIRA, 2014). Considering the literary work in its mimetic nature, a fundamental concept in literature (CARVALHO, 2019), it can be understood as a documentary source (FERREIRA, 2009), and within this perspective of analysis, the aim is to identify signs of representations of hospitality in the work "Death in Venice." The research is qualitative in nature and relies on content analysis by Bardin (2011) and Bakhtinian discourse analysis. As a theoretical premise, hospitality is understood as a foundational element of tourism, essential to its understanding (PERAZZOLO, SANTOS, PEREIRA, 2012). The analysis of hospitality relations identified in the narrative, contextualized by the theoretical construct of the Welcoming Collective Body, allows identifying different receptions in the relationship between Gustav von Aschenbach and Venice. On some occasions, he is well-received in the places he visits, notably in commercial relationships. However, at other times, tensions arise as the city conceals from its visitors the fact that it is experiencing a cholera epidemic. This ambivalent relationship permeates the entire narrative, shaping the experiences of the character. The analysis of these relationships reveals moments when the protagonist is welcomed and treated hospitably by the inhabitants of Venice, as well as situations in which he encounters a lack of hospitality. This duality between hospitality and lack of welcoming contributes to the complexity of Gustav von Aschenbach's experiences in the city, highlighting the importance of these elements in the narrative and in understanding interactions between tourists and the visited location. By exploring this duality between hospitality and lack of welcoming in the work, we are led to reflect on the complexity of interactions between Gustav von Aschenbach and the city of Venice. While moments of hospitality indicate the local community's ability to offer a favorable environment to the tourist, situations of non-hospitality reveal the limitations and challenges that can arise in this relationship. The presence of these different facets of hospitality in Thomas Mann's narrative emphasizes the importance of a broad and contextualized approach to understand tourists' experiences and the impact of interactions with the local community. Through the analysis of this literary work, we are invited to explore not only the representation of hospitality but also the nature of human relationships in a tourist environment, enriching our understanding of the complexities of the encounter between the visitor and the visited location. Therefore, the analysis of hospitality in "Death in Venice" reveals the influence of these dynamics on tourists' experiences and on the relationships between visitors and the local community. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectHospitalidadept_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectMann, Thomas, 1875-1955pt_BR
dc.subjectHospitalityen
dc.subjectTourismen
dc.titleRelações de hospitalidade : "A morte em Veneza", de Thomas Mannpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/7431236260526669pt_BR
mtd2-br.author.lattesDiaz R. Lpt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidadept_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples