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dc.contributor.advisorAzevedo, Tânia Maris de
dc.contributor.authorMelek, Patrícia Kern
dc.contributor.otherNiederauer, Carina Maria Melchiors
dc.contributor.otherStefani, Jaqueline
dc.contributor.otherLeite, Maria Alzira
dc.date.accessioned2023-11-16T12:12:11Z
dc.date.available2023-11-16T12:12:11Z
dc.date.issued2023-11-14
dc.date.submitted2023-10-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12782
dc.descriptionO objetivo deste estudo é o de demonstrar de que maneira a Teoria da Polifonia, de Ducrot, pode qualificar o desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da elaboração de questões a partir de textos constantes no livro didático aprovado pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático-PNLD. Para tanto, além da Teoria da Polifonia servem de base os estudos realizados por Tânia Maris de Azevedo sobre tal teoria e compreensão leitora. Inicialmente é realizado um estudo sobre a Teoria da Polifonia. Posteriormente é feita uma reflexão referente a leitura, enunciação, compreensão leitora e a Teoria da Argumentação na Língua (TAL). Em seguida, apresenta-se uma análise de textos constantes no livro didático da coleção Ápis de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental, para efetivar a análise polifônica, explicitando enunciadores e a posição do locutor em relação a esses. Finalmente, é feita a proposição de questões, com base na referida análise, que podem auxiliar os alunos na compreensão leitora analítica dos discursos objeto de estudo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study is to demonstrate how Ducrot's Theory of Polyphony can qualify the development of reading comprehension of students in the 5th year of Elementary School, through the elaboration of questions based on texts contained in the approved textbook. by the National Book and Teaching Material Program- PNLD. To this end, in addition to the Theory of Polyphony, the studies carried out by Tânia Maris de Azevedo about this theory and eading comprehension. Initially, a theoretical study is carried out on the Theory of Polyphony. Subsequently, a reflection is made relating to reading, enunciation, reading comprehension andy Argumentation in Language (TAL). Next, a text's analysis is presented in the textbook of the Ápis of Portuguese Language collection for the 5th grade of Elementary School, to carry out polyphonic analysis, explaining enunciators and the speaker's position in relation to these. Finally, questions are proposed, based on the aforementioned analysis, which can help students with analytical reading comprehension of the discourses under study. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDucrot, Oswaldpt_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectReading comprehensionen
dc.subjectReading - Study and teachingen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.titleA teoria da polifonia de Oswald Ducrot e a qualificação do desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1156409109589037pt_BR
mtd2-br.author.lattesMELEK, P. K.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Letras e Culturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Vacariapt_BR
local.data.embargo2023-11-13


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