• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A teoria da polifonia de Oswald Ducrot e a qualificação do desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do 5º ano do ensino fundamental

Thumbnail
Mostra/Apri
Dissertação Patricia Kern Melek.pdf (935.4Kb)
Data
2023-11-14
Autore
Melek, Patrícia Kern
Orientador
Azevedo, Tânia Maris de
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
O objetivo deste estudo é o de demonstrar de que maneira a Teoria da Polifonia, de Ducrot, pode qualificar o desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da elaboração de questões a partir de textos constantes no livro didático aprovado pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático-PNLD. Para tanto, além da Teoria da Polifonia servem de base os estudos realizados por Tânia Maris de Azevedo sobre tal teoria e compreensão leitora. Inicialmente é realizado um estudo sobre a Teoria da Polifonia. Posteriormente é feita uma reflexão referente a leitura, enunciação, compreensão leitora e a Teoria da Argumentação na Língua (TAL). Em seguida, apresenta-se uma análise de textos constantes no livro didático da coleção Ápis de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental, para efetivar a análise polifônica, explicitando enunciadores e a posição do locutor em relação a esses. Finalmente, é feita a proposição de questões, com base na referida análise, que podem auxiliar os alunos na compreensão leitora analítica dos discursos objeto de estudo. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12782
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [211]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV