dc.contributor.advisor | Bisol, Cláudia Alquati | |
dc.contributor.author | Copetti, Aline Marques | |
dc.contributor.other | Valentini, Carla Beatris | |
dc.contributor.other | Vasques, Carla Karnoppi | |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T14:29:27Z | |
dc.date.available | 2023-11-29T14:29:27Z | |
dc.date.issued | 2023-11-29 | |
dc.date.submitted | 2023-10-27 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/12821 | |
dc.description | Pesquisar o processo de escolarização e inclusão de crianças com deficiência torna- se relevante quando se pensa na história de exclusão e segregação vivida pelas pessoas com deficiência, bem como quando se reconhece a discriminação ainda direcionada a estas pessoas, recentemente denominada como capacitismo. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência, a partir de relatos de trajetórias docentes em classes comuns dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob a ótica dos Estudos da Deficiência. Tem-se como objetivos específicos: identificar contribuições dos Estudos da Deficiência para o processo de inclusão escolar, com ênfase nos modelos da deficiência e capacitismo; situar a escola como um espaço de reprodução ou transformação em que a cultura demarca possibilidades de mudança no que tange a educação inclusiva; e analisar trajetórias docentes em classes comuns dos anos iniciais do Ensino Fundamental, direcionando um olhar a mudanças ocorridas desde a perspectiva da educação inclusiva. A investigação utiliza como principal referencial teórico os Estudos da Deficiência, abordando os modelos médico, social e as perspectivas feministas do modelo social da deficiência, como também o capacitismo, buscando identificar de que forma esses conceitos influenciam as relações e práticas nos espaços escolares. Teve como participantes 06 professoras de classes comuns dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul-RS, com 20 anos ou mais de experiência docente, com as quais foram realizadas entrevistas individuais, seguindo um roteiro de questões semiestruturadas. A análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo de Bardin (1977), tendo como categorias de análise: concepções sobre inclusão escolar, concepções sobre a deficiência e recursos para a escolarização: desafios entre o ideal e a realidade. Com base nos resultados obtidos, percebe-se que algumas mudanças de pensamento e novas práticas vêm surgindo, mas de forma lenta e gradativa, levando em conta que
mudanças legislativas podem alterar o cenário educacional de um dia para o outro, o que não se pode igualmente afirmar acerca das transformações culturais na
sociedade e nas escolas. Foi possível também identificar a forte presença do discurso médico sobre a deficiência e concepções capacitistas, que acabam refletindo significativamente na prática docente e no cotidiano das escolas. Conclui-se que ainda há desafios e também barreiras a serem transpostas, que indicam que outras mudanças culturais são necessárias, a nível subjetivo e coletivo, a fim de que a educação se torne mais inclusiva.[resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | La investigación sobre el proceso de escolarización e inclusión de los niños con discapacidad adquiere relevancia cuando pensamos en la historia de exclusión y segregación vivida por las personas con discapacidad, así como cuando reconocemos la discriminación aún dirigida a estas personas, recientemente denominada capacitismo. El objetivo general de esta investigación es analizar el proceso de inclusión de alumnos con discapacidad, a partir de los relatos de profesores de clases ordinarias en los primeros años de la escuela primaria, desde la perspectiva de los Estudios de la Discapacidad. Los objetivos específicos son: identificar las aportaciones de los Estudios de la Discapacidad al proceso de inclusión escolar, con énfasis en los modelos de discapacidad y capacitismo; situar la escuela como un espacio de reproducción o transformación en el que la cultura demarca las posibilidades de cambio respecto a la educación inclusiva; y analizar las trayectorias de los docentes en las aulas ordinarias de los primeros cursos de primaria, observando los cambios producidos desde la perspectiva de la educación inclusiva. Utiliza como principal referencia teórica los Estudios de la Discapacidad, abordando los modelos médico y social y las perspectivas feministas del modelo social de la discapacidad, así como el capacitismo, buscando identificar cómo estos conceptos influyen en las relaciones y prácticas en los espacios escolares. Los participantes fueron 06 profesores de clases comunes de los primeros años de la enseñanza primaria de la
Red Municipal de Educación de Caxias do Sul, con 20 años o más de experiencia docente, con los que se realizaron entrevistas individuales, siguiendo una ruta de preguntas semiestructuradas. El análisis de los datos se basó en el análisis de contenido de Bardin (1977), teniendo como categorías de análisis: concepciones sobre inclusión escolar, concepciones sobre discapacidad y recursos para la escolarización: desafíos entre ideal y realidad. A partir de los resultados obtenidos, se observa que están surgiendo algunos cambios de pensamiento y nuevas prácticas, pero de forma lenta y gradual, teniendo en cuenta que los cambios legislativos pueden alterar el escenario educativo de un día para otro, lo que no se puede decir también de las transformaciones culturales en la sociedad y en la escuela. Fue posible identificar la fuerte presencia del discurso médico sobre la discapacidad y también de concepciones capacitistas, que acaban teniendo un impacto significativo en la práctica docente y en el día a día de las escuelas. La conclusión es que aún quedan retos y también barreras por superar, que indican que son necesarios más cambios culturales, a nivel subjetivo y colectivo, para que la educación sea más inclusiva. [resumo fornecido pelo autor] | spa |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Crianças com deficiência - Educação | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Mainstreaming in education | en |
dc.subject | Inclusive education | en |
dc.subject | Children with disabilities - Education | en |
dc.subject | Teachers, Training of | en |
dc.title | Entre história e memórias: análise do processo de inclusão escolar de crianças com deficiência a partir de trajetórias docentes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | https://lattes.cnpq.br/1468738512882995 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | Copetti, Aline Marques | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-11-28 | |