• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Um estudo sobre a percepção de moradores da serra gaúcha sobre a educação financeira, o endividamento, o consumismo e o materialismo

Mostra/Apri
TCC Paloma Pereira Dal Pra.pdf (745.3Kb)
Data
2023-12-05
Autore
Dal Prá, Paloma Pereira
Orientador
Bertolazzi, Marco Aurélio
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Pesquisas revelam um aumento significativo no número de endividados no Brasil nos últimos anos. Parte deste crescimento pode ser atribuído às instituições financeiras, devido a facilidade na concessão de créditos, diante de uma sociedade cada vez mais imediatista, materialista e consumista, sem o conhecimento básico de educação financeira. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção de moradores da Serra Gaúcha sobre a educação financeira, o endividamento, o consumismo e o materialismo. O estudo, em um primeiro momento, partiu de pesquisa bibliográfica, indicando, para sua continuidade, a aplicação de uma survey. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo, que contou com 225 respondentes, onde a elaboração do questionário foi feita via ferramenta google formulários, e a divulgação através do WhatsApp. A análise dos resultados foi feita por meio do método estatístico. Após a aplicação do questionário identificou-se que a maioria dos respondentes da amostra possuem consciência financeira, mas, ao mesmo tempo, mostraram incerteza quanto a suas reservas a longo prazo. Observou-se que grande parte do público é propenso ao consumismo, sendo o feminino o de maior representatividade, porém este mostrou-se mais propenso a comprar por prazer de forma consciente. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12870
Collections
  • Administração - Bacharelado [806]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV