Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Eliana Maria do Sacramento
dc.contributor.authorPelissari, Daniela
dc.contributor.otherWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.otherTauchen, Gionara
dc.date.accessioned2023-12-12T19:37:24Z
dc.date.available2023-12-12T19:37:24Z
dc.date.issued2023-12-12
dc.date.submitted2023-09-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12879
dc.descriptionO presente estudo teve como pergunta de pesquisa "Como ocorreram as práticas discentes, em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola da rede privada da Serra Gaúcha, nos anos de 2020 e 2021, advindas dos redimensionamentos das práticas pedagógicas no contexto da pandemia da Covid-19?". O quadro teórico construído considerou dados referentes à pandemia da Covid-19, relacionados à legislação e às terminologias recomendadas para definir as aulas durante esse período, que demandaram mudanças necessárias no contexto educacional. Considerou ainda conceitos acerca das práticas pedagógicas no cenário de cultura digital, destacando as particularidades do ensino no contexto da pandemia da Covid-19 articuladas a alguns conceitos da teoria vigotskiana, bem como alguns aspectos da natureza da Matemática. Para gerar os dados da pesquisa, foi realizado um grupo focal com estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino da Serra Gaúcha. O corpus da pesquisa foi constituído pelas narrativas de estudantes que participaram de grupos focais com idades entre 12 e 13 anos que cursavam o 7º ano do Ensino Fundamental na referida escola, no ano de 2022 e foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva. Desse processo foram identificadas as seguintes categorias emergentes: Comunicação Pedagógica; Andamento das aulas de Matemática; e Dificuldades relatadas. Os resultados indicam que a comunicação pedagógica realizada durante o período das aulas remotas e híbridas não se mostrou suficiente para desenvolver a aprendizagem, embora o esforço dos professores para tal. Nesse sentido percebemos a importância de ressignificar o uso dos recursos digitais nos processos educativos, pensando-os como elementos que podem contribuir para o processo de aprendizagem, desde que articulado a mediações dos professores com capacidade de auxiliar os estudantes a darem sentido para as atividades realizadas por meio desses recursos. Discorremos sobre a importância de as atividades e instrumentos avaliativos serem propostos de maneira que busquem perceber as compreensões dos estudantes e identificar as lacunas e reorganizar as práticas educativas. Concluímos, a partir do olhar dos estudantes, que a inserção de práticas híbridas, com o uso de recursos digitais, carece de mediação adequada a fim de que possam desencadear processos de aprendizagem. Finalizamos destacando a importância de considerar as particularidades da Matemática e de sua natureza para a criação de práticas docentes para seu ensino. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present study had as its research question "How did student practices occur, in 7th year classes of Elementary School, in the subject of Mathematics, at a private school in Serra Gaúcha, in the years 2020 and 2021, resulting from the resizing of pedagogical practices in the context of the Covid-19 pandemic?". The theoretical framework constructed considered data relating to the Covid-19 pandemic, related to laws and terminologies recommended to define classes during this period, which required necessary changes in the educational context. It also considered concepts about pedagogical practices in the digital culture scenario, highlighting the particularities of teaching in the context of the Covid-19 pandemic linked to some concepts from Vygotskian theory, as well as some aspects of the nature of Mathematics. In order to generate research data, a focus group was held with students in the 7th year of elementary school at a private school in Serra Gaúcha. The research corpus was made up of the narratives of students who participated in focus groups aged between 12 and 13 who were in the 7th year of Elementary School at that school, in the year 2022 and was analyzed using Discursive Textual Analysis. The following emerging categories were identified from this process: Pedagogical Communication; Progress of Mathematics classes; and Reported difficulties. The results indicate that the pedagogical communication carried out during the period of remote and hybrid classes was not enough to develop learning, despite the teachers' efforts to do so. In this sense, we recognize the importance of giving new meaning to the use of digital resources in educational processes, thinking of them as elements that can contribute to the learning process, as long as they are linked to the mediation of teachers with the ability to help students give meaning to the activities carried out through these resources. The importance of activities and assessment instruments being proposed in a way that seeks to understand students' understandings are discussed to identify gaps and reorganize educational practices. It is possible to conclude, from the students' perspective, that the insertion of hybrid practices, with the use of digital resources, lacks adequate mediation so that they can trigger learning processes. Finally the importance of considering the particularities of Mathematics and its nature is highlighted to create teaching practices for its teaching. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Estudantespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingen
dc.subjectElementary School - Studentsen
dc.subjectStudent teachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectPandemicsen
dc.titleUm estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúchapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9747489369324410pt_BR
mtd2-br.author.lattesPelissari, Danielapt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples