Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorGuzzo, Guilherme Brambatti
dc.contributor.authorBittencourt, Oraide Suzana Antunes
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.contributor.otherPretto, Valdir
dc.date.accessioned2023-12-14T13:19:09Z
dc.date.available2023-12-14T13:19:09Z
dc.date.issued2023-12-14
dc.date.submitted2023-11-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12887
dc.descriptionA Educação Infantil propicia à criança resultados efetivos de aprendizagem para toda sua vida, mas o que muitas vezes acontece é que o ensino de Ciências acaba sendo pouco incentivado nessa etapa. Este estudo, amparado na teoria de desenvolvimento de Piaget, tem como objetivo analisar o impacto de um desenho animado sobre a aprendizagem em Ciências na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Vacaria, RS, com uma turma de pré I, onde sete episódios de O Show da Luna foram apresentados, cada um deles envolvendo um tema científico, os quais foram escolhidos levando-se em conta os temas serem de mais fácil assimilação por crianças da faixa etária da Educação Infantil. Foram utilizados cinco episódios da primeira temporada e dois episódios da segunda, com temas que incentivam o pensar no real e no imaginário, elementos que se encontram presentes no cotidiano das crianças. Os dados foram coletados através do diário de bordo da pesquisadora, de um questionário com questões elaboradas também pela pesquisadora, que continha quatro perguntas abertas e duas perguntas fechadas e que foi encaminhado para os pais, além dos áudios obtidos durante a realização da sequência didática. A análise dos resultados revelou que os episódios do desenho animado O Show da Luna e as atividades relacionadas estimularam a curiosidade e o interesse das crianças por diversos tópicos científicos, como sombras, chuva, densidade de objetos, transição do dia para a noite, reflexão e refração da luz, arco-íris, neve como fenômeno meteorológico e a mistura de cores primárias para criar cores secundárias. Este estudo destaca a importância do ensino de Ciências na Educação Infantil, ressaltando que desenhos animados com temáticas científicas podem ser ferramentas valiosas para os educadores. Resultando na criação de dois Produtos Educacionais: um para professores de pré-escolar I e II e outro para os pais das crianças. Essas iniciativas visam fortalecer a promoção do conhecimento científico desde a infância, destacando a colaboração entre educadores e pais. A promoção ativa do ensino de Ciências na Educação Infantil, com abordagens inovadoras como desenhos animados educativos, é crucial para nutrir o interesse das crianças desde cedo, preparando-as para um futuro de aprendizado e descobertas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractEarly childhood education provides children with effective learning results throughout their lives, but what often happens is that science teaching ends up being little encouraged at this stage. This study, based on Piaget's development theory, aims to analyze the impact of a cartoon on science learning in early childhood education. The research was developed in a municipal school in Vacaria, RS, with a pre-I class, where seven episodes of O Show da Luna were presented, each one involving a scientific theme, which were chosen taking into account the themes are easier to assimilate for children in the early childhood education age group. Five episodes from the first season and two episodes from the second were used, with themes that encourage thinking about the real and the imaginary, elements that are present in children's daily lives. The data were collected through the researcher's songbook, a questionnaire with questions also prepared by the researcher, which contained four open questions and two closed questions and which was sent to the parents, in addition to the audios obtained during the didactic sequence. Analysis of the results revealed that the episodes of the cartoon O Show da Luna and related activities stimulated children's curiosity and interest in various scientific topics, such as shadows, rain, density of objects, transition from day to night, reflection and refraction of light, rainbows, snow as a meteorological phenomenon and the mixing of primary colors to create secondary colors. This study emphasizes the importance of teaching Science in Early Childhood Education, highlighting that animated cartoons with scientific themes can be valuable tools for educators. This has resulted in the creation of two Educational Products: one for preschool teachers (Pre-K I and II) and another for parents of young children. These initiatives aim to strengthen the promotion of scientific knowledge from early childhood, emphasizing collaboration between educators and parents. The active promotion of Science education in Early Childhood, with innovative approaches such as educational cartoons, is crucial to nurture children's interest from an early age, preparing them for a future of learning and Discovery. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCiências (Educação infantil) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subjectSciences (Early childhood education) - Study and teachingen
dc.subjectEducation of childrenen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectAnimated filmsen
dc.titleO show da Luna como mediador de aprendizagens significativas de ciências naturais na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1183130587065518pt_BR
mtd2-br.author.lattesBITTENCOURT, O. S. A.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorGuzzo, Guilherme Brambatti
mtd2-br.campusCampus Universitário de Vacariapt_BR
local.data.embargo2023-12-13


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail
Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige