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dc.contributor.advisorStreck, Danilo Romeu
dc.contributor.authorQuaresma, Joseli Christine Mendonça Machado
dc.contributor.otherStecanela, Nilda
dc.contributor.otherSantiago, Maria Eliete
dc.date.accessioned2023-12-15T13:23:54Z
dc.date.available2023-12-15T13:23:54Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.date.submitted2023-09-26
dc.identifier.urihttp://lattes.cnpq.br/8979167706776305pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12890
dc.descriptionEm um momento histórico em que a tecnologia da informação (TI) torna-se cotidiana e presente em praticamente todas as ações humanas, falar sobre as questões éticas envolvidas nesse contexto - sobretudo para quem as produz, enquanto estudantes e trabalhadoras - torna-se, além de oportuno, necessário. Por essa razão, a presente pesquisa visou compreender como as experiências das mulheres de TI (programadoras) contribuíram com a formação do ser mulher em tecnologia, na relação entre a ética universal do ser humano e a ética de mercado. Para essa compreensão, foi necessário: analisar experiências das mulheres programadoras que as influenciaram (e influenciam) na escolha pela área de TI; relacionar as lacunas percebidas pelas mulheres programadoras em seu processo formativo do ser mulher em TI; problematizar e entender as experiências em comum encontradas na formação do ser mulher em TI, na relação entre a ética universal do ser humano e a ética de mercado. Dessa forma, a pesquisa foi de cunho exploratório, qualitativo e com base em epistemologias dialógicas, tendo como instrumentos de construção dos dados formulário online com vídeo explicativo da pesquisa, entrevistas individuais semiestruturadas e grupo de reflexão. Já a análise do conteúdo foi feita a partir de Laurance Bardin (2011) e centrou-se em três dimensões consideradas formadoras do ser mulher em TI: educação, trabalho e singularidades. Dentre os resultados, foi possível destacar que as experiências na TI e na vida pessoal demonstram o quanto as duas éticas analisadas atravessamnos de forma quase que imperceptível, porque não pensamos sobre elas ativamente. Por vezes, elas são antagônicas, como nos exemplos sobre a demissão em massa de quem está produzindo ou sobre a demissão de quem não aceita brincadeiras machistas. Outras vezes, essas lógicas representam um movimento dialético, pois existe a necessidade material de vida, onde são aceitas as condições preconizadas pela empresa para o sustentar-se, mas ao mesmo tempo a mulher sente a compensação no final, de poder estar em casa com seus filhos e proporcionando uma vida melhor para eles do que tinha antes. Como alternativas a este movimento dialético, é possível mencionar as comunidades de cooperação e as redes de apoio em relação ao compartilhamento de suas histórias e dores. O aprofundamento na saúde mental feminina nesse contexto, em especial propostas educativas desenvolvidas durante a formação universitária da área de TI, configura-se como uma das possibilidades de continuação da pesquisa em nível de doutorado. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIn a historical moment when Information Technology (IT) has become an everyday presence in virtually all human actions, discussing the ethical issues involved in this context - especially for those who produce it, as students and professionals - becomes not only timely but necessary. For this reason, the present research aimed to understand how the experiences of women in IT (programmers) have contributed to the shaping of womanhood in technology, in the interplay between universal human ethics and market ethics. To achieve this understanding, it was necessary to: analyze the experiences of women programmers that have influenced (and continue to influence) their choice of the IT field; relate the gaps perceived by women programmers in their formative process of becoming women in IT; problematize and understand common experiences found in the formation of women in IT, in the relationship between universal human ethics and market ethics. Thus, the research had an exploratory and qualitative nature, based on dialogical epistemologies, with data collection instruments including an online survey with an explanatory video, semi-structured individual interview, and a reflection group. Content analysis was conducted following Laurence Bardin (2011) and focused on three dimensions considered formative of becoming women in IT: education, work, and individual characteristics. Among the results, it was possible to highlight that experiences in IT and personal life demonstrate how the two ethics analyzed permeate us almost imperceptibly because we do not actively think about them. At times, they are antagonistic, as seen in examples of mass layoffs of those who are producing or the dismissal of those who do not tolerate sexist jokes. Other times, these logics represent a dialectical movement, as there is a material need for life where the conditions set by the company are accepted to sustain oneself, but at the same time, women feel compensated in the end, being able to be at home with their children and providing a better life for them than they had before. As alternatives to this dialectical movement, one can mention cooperative communities and support networks for sharing their stories and pains. Further exploration of women's mental health in this context, especially educational proposals developed during university education in the IT field, is one of the possibilities for continuing the research at the doctoral level.[resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectMulheres na tecnologiapt_BR
dc.subjectComputação - Mulherespt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectVocational educationen
dc.subjectWomen in technologyen
dc.subjectComputer science - Womenen
dc.subjectInformation technologyen
dc.titleÉtica do ser humano e ética de mercado : experiências formativas do ser mulher em TIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8979167706776305pt_BR
mtd2-br.author.lattesQUARESMA, Joseli Christine Mendonça Machadopt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorRosa, Carolina Schenatto da
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-12-14


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