Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorValentini, Carla Beatris
dc.contributor.authorLoch, Tatiane Marta
dc.contributor.otherBisol, Cláudia Alquat
dc.contributor.otherFreitas, Cláudia Rodrigues de
dc.date.accessioned2024-01-17T13:25:56Z
dc.date.available2024-01-17T13:25:56Z
dc.date.issued2023-12-18
dc.date.submitted2023-11-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12892
dc.descriptionEsta dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório e objetiva analisar o processo de inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir das práticas pedagógicas direcionadas a eles, nos anos finais do Ensino Fundamental, na perspectiva do educador da sala de aula comum e do professor da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A problemática investigada refere-se ao questionamento: como os professores da sala comum e do AEE narram o processo de inclusão a partir das práticas pedagógicas direcionadas aos estudantes com TEA, em escolas municipais, anos finais do Ensino Fundamental, da cidade de Nova Prata/RS? O referencial teórico fundamentou-se nos estudos sobre o TEA a partir de Borges e Schmidt (2021) e Schmidt (2016, 2017, 2022), os temas sobre Educação Inclusiva na perspectiva de Glat e Pletsch (2013) e na legislação brasileira sobre a Educação Inclusiva e TEA a partir de Brasil (2008, 2012). A pesquisa foi realizada em duas escolas municipais com alunos com TEA matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental. Foram convidados os dois professores do AEE das escolas da rede municipal de ensino de Nova Prata selecionadas e, também, quatro professores efetivos dos anos finais do Ensino Fundamental, sendo dois de cada escola. Para construção dos dados desta pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) foi o fio condutor para compor a análise dos dados, que compuseram três categorias emergentes: nomear as categorias. Os achados investigativos da pesquisa apontam para a necessidade de flexibilizações curriculares para todos os alunos e não apenas para os estudantes com TEA; a emergência de pensar em estratégias a nível de gestão escolar para contornar a falta de tempo para trocas e planejamento compartilhado entre professores da sala comum e do AEE; a compreensão de que as práticas pedagógicas precisam ter foco no aluno e em suas potencialidades e o papel fulcral da formação docente para a qualificação das práticas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is an exploratory qualitative study and aims to analyze the inclusion process of students with Autism Spectrum Disorder (ASD), based on pedagogical practices aimed at them, in the final years of Elementary School, from the perspective of the classroom educator. common classroom and the teacher in the Specialized Educational Service room. The problem investigated refers to the question: how common room and AEE teachers narrate the inclusion process based on pedagogical practices aimed at students with ASD, in municipal schools, in the final years of Elementary School, in the city of Nova Prata/ RS? The theoretical framework was based on studies on ASD from Borges and Schmidt (2021) and Schmidt (2016, 2017, 2022), the themes on Inclusive Education from the perspective of Glat and Pletsch (2013) and Brazilian legislation on Inclusive Education and ASD from Brazil (2008, 2012). The research was carried out in two municipal schools that serve students with ASD enrolled in the final years of Elementary School and two AEE teachers from the selected Nova Prata municipal schools were invited, as well as four permanent teachers from the final years. of Elementary School, two from each school. To construct the data for this research, semi-structured interviews were carried out. The content analysis proposed by Bardin (2011) was the guiding principle to compose the data analysis, which made up three emerging categories: naming the categories. The research's investigative findings point to the need for curricular flexibility for all students and not just for students with ASD; the emergence of thinking about strategies at school management level to overcome the lack of time for exchanges and shared planning between common room and AEE teachers; the understanding that pedagogical practices need to focus on the student and their potential and the central role of teacher training for the qualification of practices. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectElementary school teacherspt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderspt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleEstudantes com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental : a escuta dos educadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6067617004404627pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Nova Pratapt_BR
local.data.embargo2025-01-15


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples