Práticas educativas baseadas na cultura maker : um estudo bibliográfico
Data
2023-12-28Autore
Santos, Francisco Jucelio dos
Orientador
Pescador, Cristina Maria
Metadata
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A presente pesquisa investigou práticas educativas baseadas na cultura maker, suas características, possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental além das possíveis contribuições para o fortalecimento da autonomia do estudante. Esta é uma pesquisa qualitativa e quanto ao procedimento, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica que analisou teses e dissertações relacionados à temática da cultura maker. Para análise dos dados foi usada a metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Teve como objetivo principal mapear práticas baseadas na cultura maker com estudantes do Ensino Fundamental, a partir de uma análise bibliográfica de teses e dissertações, no período de 2019 a 2023. Assim buscou-se mapear estudos de campo sobre essas práticas educativas desenvolvidas com estudantes do Ensino Fundamental por meio do levantamento de pesquisas de mestrado e doutorado publicadas nos portais da Scientific Electronic Library Online (Scielo) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), seguindo-se da seleção de trabalhos relacionados à temática foco do presente estudo e posterior análise desses trabalhos. Fundamenta-se na educação experiencial de Dewey (1959), no construtivismo de Piaget (1972; 1982; 1995; 1999; 2015), na teoria de aprendizagem construcionista de Papert (1985), na pedagogia crítico emancipatória de Freire (1996; 2014; 2015), consubstanciada com as metodologias ativas de acordo com Moran (2018) e com o conceito de cultura maker na educação apresentado por Blikstein (2008; 2013; 2020; 2021). A partir da análise dos dados foram identificadas quatro categorias que emergiram do processo analítico. A primeira categoria: "Características" remete às características de práticas permeadas pela cultura maker. A segunda categoria: "Dificuldades" analisa alguns desafios encontrados no desenvolvimento dessas práticas nas escolas. A terceira categoria: "Sujeitos" reporta-se aos professores e estudantes envolvidos nas práticas. A quarta categoria: "Possibilidades", retrata algumas possibilidades das práticas em questão. A partir do processo de análise dos trabalhos, entende-se que práticas educativas embasadas na cultura maker podem trazer grandes contribuições para o processo de ensino e aprendizagem, tornado esse processo mais ativo e possibilitando o engajamento dos estudantes, o fortalecimento da autonomia e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais por meio da ação refletida e da interação. [resumo fornecido pelo autor]