Mostrar el registro sencillo del ítem
Uma instituição de educação infantil e sua história, a Nostri Bambini (Vila Flores/RS, 1999-2019)
dc.contributor.advisor | Luchese, Terciane Ângela | |
dc.contributor.author | Ghellere, Priscila | |
dc.contributor.other | Souza, José Edimar de | |
dc.contributor.other | Oliveira, Magda Carmelita Sarat | |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T13:41:49Z | |
dc.date.available | 2024-01-26T13:41:49Z | |
dc.date.issued | 2024-01-26 | |
dc.date.submitted | 2023-12-08 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/12960 | |
dc.description | A presente dissertação tem como referência a Escola Municipal de Educação Infantil Nostri Bambini, localizada no município de Vila Flores/RS, sobre a qual pesquisei a trajetória educacional e histórica. O recorte temporal, o período de 1999, quando a escola iniciou seus trabalhos, até 2019, ano que antecede um expressivo movimento de modificação em sua proposta pedagógico-metodológica, o qual acarreta significativas transformações nas culturas escolares e infantis, além de ser o período anterior à Pandemia de COVID-19. O objetivo foi pesquisar como se deu o processo de formação histórica, no período já mencionado, da Escola Municipal de Educação Infantil Nostri Bambini, no município de Vila Flores/RS. O suporte teórico foi auferido na História Cultural vinculada à História da Educação, tendo, contribuições de Burke (1992, 2005), Magalhães (2004), Chartier (2010), além de Halbwachs (1990), Pesavento (2008, 2013), Luchese (2018), Décio Gatti (2016). A problemática expressa no questionamento que movimentou a investigação foi: Como se deu o processo de formação histórica e institucional da Escola Municipal Nostri Bambini de Vila Flores/RS, desde a sua inauguração em 1999 até 2019, levando em conta as culturas infantis que constituíram e ainda constituem esse educandário? A metodologia foi embasada na História Oral, que possibilitou a realização de 12 entrevistas, com ex-gestores, professores, ex-alunos, pais de ex-alunos e moradores de Vila Flores/RS. Depois das transcrições das entrevistas, os documentos da escola, além de fotografias foram analisados minunciosamente, embasados pela Análise Documental Histórica. A análise dos documentos foi cotejada com teoria e autoria, resultando na estrutura analítica apresentada. O município de Vila Flores, predominantemente habitado por descentes de italianos, foi emancipado em 1988. Vila Flores fundou a primeira escola municipal de Educação Infantil no ano de 1999. Como resultados, considera-se as culturas infantis, as práticas pedagógicas, bem como os espaços, tempos e sujeitos. Com isso, pode-se afirmar que na Escola Municipal de Educação Infantil Nostri Bambini emergiram diferentes culturas infantis, evidenciadas através de brincadeiras de faz-de-conta, cantigas de roda, encenações teatrais, práticas pedagógicas embasadas em contações de histórias, propostas com tintas, papéis rasgados, materiais de largo alcance etc. Além dessas, culturas de celebrar datas comemorativas como Páscoa, Natal, Cerimonias de Formatura, buscando unir família e escola, marcaram os tempos no educandário. Outro fator a ser destacado é a rotina diária presente na referida EMEI, que, afim de garantir um bom funcionamento, seguia horários pré-estabelecidos. Somando-se a isso, há expressivas modificações estruturais ocorridas na escola. Com relação aos espaços físicos, realizaram-se diversas e significativas reformas de ampliação do prédio, visando comodidade e conforto aos indivíduos. Tais apontamentos puderam ser notados por meio das lembranças narradas por profissionais e demais sujeitos que fizeram parte da história da escola. Por fim, é possível afirmar que a instituição pesquisa vivenciou períodos delicados, em virtude, especialmente, de sua estrutura física. Contudo, conseguiu dar conta das demandas existentes, com os recursos disponíveis naqueles momentos, garantindo o desenvolvimento integral das crianças que lá estiveram matriculadas. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation has as its reference the Municipal School of Early Childhood Education Nostri Bambini, located in the municipality of Vila Flores/RS, about which I researched the educational and historical trajectory. The time frame, the period from 1999, when the school began its work, until 2019, the year that precedes a significant movement of modification in its pedagogical-methodological proposal, which brings about significant transformations in school and children's cultures, in addition to being the period prior to the COVID-19 Pandemic. The objective was to research how the historical formation process took place, in the period already mentioned, of the Municipal School of Early Childhood Education Nostri Bambini, in the municipality of Vila Flores/RS. Theoretical support was obtained from Cultural History linked to the History of Education, with contributions from Burke (1992, 2005), Magalhães (2004), Chartier (2010), in addition to Halbwachs (1990), Pesavento (2008, 2013), Luchese (2018), Décio Gatti (2016). The problem expressed in the question that led to the investigation was: How did the historical and institutional formation process of the Nostri Bambini Municipal School of Vila Flores/RS take place, from its inauguration in 1999 to 2019, taking into account the children's cultures that constituted and still constitute this educational system? The methodology was based on Oral History, which made it possible to carry out 12 interviews, with former managers, teachers, former students, parents of former students and residents of Vila Flores/RS. After the interviews were transcribed, the school documents, in addition to photographs, were analyzed in detail, based on Historical Documentary Analysis. The analysis of the documents was compared with theory and authorship, resulting in the analytical structure presented. The municipality of Vila Flores, predominantly inhabited by Italian descendants, was emancipated in 1988. Vila Flores founded the first municipal Early Childhood Education school in 1999. As results, children's cultures, pedagogical practices, as well as the spaces, times and subjects. With this, it can be said that at the Municipal School of Early Childhood Education Nostri Bambini different children's cultures emerged, evidenced through make-believe games, nursery rhymes, theatrical performances, pedagogical practices based on storytelling, proposals with paints , torn papers, wide-ranging materials, etc. In addition to these, cultures of celebrating commemorative dates such as Easter, Christmas and Graduation Ceremonies, seeking to unite family and school, marked times in education. Another factor to be highlighted is the daily routine present in the aforementioned EMEI, which, in order to guarantee smooth operation, followed pre-established schedules. In addition to this, there are significant structural changes that have occurred at the school. Regarding physical spaces, several significant renovations were carried out to expand the building, aiming for convenience and comfort for individuals. Such notes could be noted through the memories narrated by professionals and other subjects who were part of the school's history. Finally, it is possible to state that the research institution experienced delicate periods, especially due to its physical structure. However, it managed to meet existing demands, with the resources available at those times, ensuring the integral development of the children who were enrolled there. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças - Vila Flores (RS) - História | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Education of children - Vila Flores (Brazil) - History | en |
dc.subject | Culture | en |
dc.subject | Childhood | en |
dc.subject | Play | en |
dc.title | Uma instituição de educação infantil e sua história, a Nostri Bambini (Vila Flores/RS, 1999-2019) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0936213886003843 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | GHELLERE, Priscila | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Nova Prata | pt_BR |
local.data.embargo | 2024-01-26 |