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Marketing esportivo: o elo da National Basketball Association no enriquecimento da experiência do consumidor

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TCC Vitoria Zattera Frizzo.pdf (974.0Kb)
Data
2023-12-12
Autor
Frizzo, Vitória Zattera
Orientador
Arnt, Carlos Antonio de Andrade
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O desenvolvimento de marca da principal liga de basquetebol norte-americana, a National Basketball Association (NBA), tem contemplado estratégias diversas para geração de vendas e negócios no mercado esportivo. Entretanto, o gargalo da fidelização do cliente exige esforços especiais para transformar torcedores em fãs fiéis. Em face desse contexto, criou-se a questão norteadora: "com o foco nas experiências dos consumidores, dentro e fora das quadras da NBA, o jogo de basquetebol ficou em segundo plano?". A pesquisa foi investigada a partir da utilização dos métodos de pesquisa exploratória, baseada em pesquisas bibliográficas e documental, e de entrevista em profundidade com abordagem qualitativa. Aprendeu-se que as experiências memoráveis, proporcionadas pela estratégia de utilização do marketing esportivo e pela imersão do torcedor em um ambiente de entretenimento, contribuem para aguçar a paixão do torcedor pelo basquetebol e pela vivência em si, resultando em fidelização à marca da NBA. Conclui-se que a partida de basquetebol não ficou em segundo plano, mas a experiência enriquece os jogos, o que responde a questão criada. Adicionalmente, nota-se que o jogo em si, como atrativo principal das vivências dos torcedores, é elemento importante para a fidelização e, assim, com apoio do marketing esportivo, as pessoas tornam-se consumidoras assíduas dos eventos esportivos. No âmbito do desenvolvimento de marca e fidelização de fãs, a pesquisa proposta evidencia, portanto, a importância da experiência para o fortalecimento de negócios e do relacionamento com os clientes. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12973
Collections
  • Publicidade e Propaganda [49]

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