Formação continuada e pandemia da COVID-19: um estudo a partir da experiência docente no ensino fundamental de Ipueiras - CE
Fecha
2024-01-27Autor
Santos, Ana Maria Sampaio dos
Orientador
Stecanela, Nilda
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A pesquisa intitulada "Formação continuada e pandemia da Covid-19: um estudo a partir da experiência docente no ensino fundamental de Ipueiras-CE", tem como principal objetivo, analisar de que modo a formação continuada de professores repercutiu na experiência docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19, a fim de, subsidiar à gestão educacional municipal de Ipueiras-CE, para a oferta de formação continuada com vistas à qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, bem como, que produzam o significado aos professores. O problema de pesquisa se justifica em investigar a formação continuada de professores, proposta pela gestão pública do município supracitado, repercutiu na experiência docente dos professoras durante o biênio 2020-2021 da pandemia da Covid-19. Na tessitura desta análise, entende-se, que a formação é o processo que sustenta a prática docente e é constituída a partir de vários movimentos, como graduação, pós-graduação, cursos, bem como, reflexão e olhar para sua prática ou na troca de experiência entre pares da escola. Os percursos investigativos seguiram trilhos metodológicos de uma pesquisa descritiva de campo de natureza qualitativa e foi desenvolvida através de entrevista narrativas individuais ancoradas em BERTAUX (2010). As entrevistas realizadas com docentes que atuam no Ensino Fundamental dos anos iniciais de duas escolas da rede pública municipal de Ipueiras-CE. Para exploração dos dados que emergiram das entrevistas, foi utilizada a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galliazi (2006; 2011). Os principais aportes teóricos selecionados para sustentar teoricamente os percursos investigativos, inspirar as descrições, fundamentar interpretações e reflexões estão fundamentadas em Paulo Freire (1991; 1996; 2007); Antônio da Nóvoa (2022); Bertaux (2010), dentre outros, além de fontes disponibilizadas em sites confiáveis, bem como, legislação que embasam a temática, como Formação Continuada entre outras imersões teóricas. Quatro categorias emergiram das falas das docentes: "Desafios e Impactos da pandemia na formação e na atuação docente"; "Ensino Remoto Emergencial: explorando ferramentas e recursos para potencializar o processo de ensino e aprendizagem"; "Dimensões da formação permanente e continuada de professores" e "Percursos docentes e contemporâneos", a partir dessas categorias, emergiram doze subcategorias. O estudo permitiu concluir, que as iniciativas de formação continuada oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação de Ipueiras-CE, durante o biênio (2020 e 2021), não atenderam as necessidades urgentes das educadoras. [resumo fornecido pelo autor]