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Transtorno do espectro autista: possíveis caminhos para inclusão na escola regular
dc.contributor.advisor | Pedrini, Maristela | |
dc.contributor.author | Centena, Ana Paula | |
dc.contributor.other | Farina, Sílvia Hauser | |
dc.contributor.other | Sganzerla, Cláudia Mara | |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T18:53:27Z | |
dc.date.available | 2024-02-19T18:53:27Z | |
dc.date.issued | 2023-12-12 | |
dc.date.submitted | 2023-12-07 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/13077 | |
dc.description | O presente trabalho aborda o tema "Transtorno do Espectro Autista: possíveis caminhos para a inclusão na escola regular" e teve como objetivo geral investigar quais as estratégias que facilitam o processo de inclusão das crianças com autismo na escola regular. Portanto, a investigação buscou respostas ao problema de pesquisa "De que maneira o professor e o monitor podem incluir os alunos autistas nas atividades escolares da rede regular de ensino?" O estudo descrito nesta monografia foi desenvolvido através da metodologia de pesquisa bibliográfica (GIL, 2008) que oportunizou o levantamento de dados teóricos alicerçados em pesquisa de importantes autores que deram suporte teórico para dar respostas ao problema de investigação, entre os quais destaco Mantoan (2015), Almeida (2017) Ferreira (2001) e Ropoli (2010). As leituras, os estudos e análises a partir do referencial teórico possibilitaram o aprofundamento da temática em foco. A pesquisa desenvolvida possibilitou dar respostas à questão norteadora, sendo que é possível afirmar que a criança com o Transtorno do Espectro Autista, além do direito à educação de qualidade e de ser incluída na escola, deve ter o direito assegurado de contar com o atendimento de professores e monitores especializados, que desenvolvam práticas pedagógicas que não a exclua, mas a coloquem como ser integrante na escola, sem diferenciação dos demais alunos. Nesse viés cabe aqui destacar que o estudo apontou para as práticas pedagógicas inclusivas, através de atividades lúdicas que posicionem o educando com TEA como ser social e, acima de tudo, que não seja visto apenas pelo transtorno, mas sim, como todos os demais alunos. Com o estudo realizado ficou evidente a importância do diálogo entre a família e a escola para garantir os direitos de acolhimento, respeito e aprendizagem das crianças diagnosticadas com TEA. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work addressed the theme "Autism Spectrum Disorder: possible paths for inclusion in regular schools" and had the general objective of investigating which strategies facilitate the process of inclusion of children with autism in regular schools. Therefore, the investigation sought answers to the research problem "How can the teacher and monitor include autistic students in school activities in the regular education network?" The study described in this monograph was developed through the bibliographical research methodology (GIL, 2008) which provided the opportunity to collect theoretical data based on supporting research from important authors who provided theoretical answers to the research problem, among which I highlight Mantoan (2015), Almeida (2017) Ferreira (2001) and Ropoli (2010). The readings, studies and analyzes based on the theoretical framework made it possible to delve deeper into the topic in focus. The research developed made it possible to provide answers to the guiding question, and it is possible to affirm that a child with Autism Spectrum Disorder, in addition to the right to quality education and to be included in school, must have the guaranteed right to receive care from quality teachers and specialized monitors, who develop pedagogical practices that do not exclude them, but place them as being integrated into the school, without differentiating them from other students. In this case, it is worth highlighting that the study indicated for inclusive pedagogical practices, through playful activities that position the student with ASD as a social being and, above all, that he is no longer seen only by the disorder, but as all other students . With the study carried out, it became evident the importance of dialogue between the family and the school to guarantee the rights of reception, respect and learning of children with ASD. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do espectro autista em crianças | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Transtorno do espectro autista: possíveis caminhos para inclusão na escola regular | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-12-13 |