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Transtorno do espectro autista: possíveis caminhos para inclusão na escola regular

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TCC Ana Paula Centena.pdf (382.8Kb)
Data
2023-12-12
Autore
Centena, Ana Paula
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadata
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Abstract
O presente trabalho aborda o tema "Transtorno do Espectro Autista: possíveis caminhos para a inclusão na escola regular" e teve como objetivo geral investigar quais as estratégias que facilitam o processo de inclusão das crianças com autismo na escola regular. Portanto, a investigação buscou respostas ao problema de pesquisa "De que maneira o professor e o monitor podem incluir os alunos autistas nas atividades escolares da rede regular de ensino?" O estudo descrito nesta monografia foi desenvolvido através da metodologia de pesquisa bibliográfica (GIL, 2008) que oportunizou o levantamento de dados teóricos alicerçados em pesquisa de importantes autores que deram suporte teórico para dar respostas ao problema de investigação, entre os quais destaco Mantoan (2015), Almeida (2017) Ferreira (2001) e Ropoli (2010). As leituras, os estudos e análises a partir do referencial teórico possibilitaram o aprofundamento da temática em foco. A pesquisa desenvolvida possibilitou dar respostas à questão norteadora, sendo que é possível afirmar que a criança com o Transtorno do Espectro Autista, além do direito à educação de qualidade e de ser incluída na escola, deve ter o direito assegurado de contar com o atendimento de professores e monitores especializados, que desenvolvam práticas pedagógicas que não a exclua, mas a coloquem como ser integrante na escola, sem diferenciação dos demais alunos. Nesse viés cabe aqui destacar que o estudo apontou para as práticas pedagógicas inclusivas, através de atividades lúdicas que posicionem o educando com TEA como ser social e, acima de tudo, que não seja visto apenas pelo transtorno, mas sim, como todos os demais alunos. Com o estudo realizado ficou evidente a importância do diálogo entre a família e a escola para garantir os direitos de acolhimento, respeito e aprendizagem das crianças diagnosticadas com TEA. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13077
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

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