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dc.contributor.advisorWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.authorRossetti, Leticia Capra
dc.contributor.otherMorés, Andréia
dc.contributor.otherCanan, Silvia Regina
dc.date.accessioned2024-02-23T14:45:12Z
dc.date.available2024-02-23T14:45:12Z
dc.date.issued2024-02-23
dc.date.submitted2023-12-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13090
dc.descriptionEsta pesquisa apresenta um estudo sobre as pedagogias de acolhimento e ensino de crianças e adolescentes institucionalizados e adotados. Está vinculada à Linha de Pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão - Mestrado em Educação, da Universidade de Caxias do Sul. Realizou-se uma revisão bibliográfica a partir dos teóricos Paulo Freire, Carlos Skliar, Bell Hooks, Luis Antônio Batista e Humberto Maturana. Dentro de uma pesquisa qualitativa, com Estudo de Caso a partir de Yin, foram realizadas, em uma Escola Municipal de Caxias do Sul, a partir dos seguintes instrumentos de coleta de dados, entrevista semiestruturada com uma professora, uma coordenadora pedagógica e um diretor que atuam na escola participante da pesquisa e entrevistas semiestruturadas com quatro famílias que adotaram bebês, crianças e adolescentes; uma oficina de integração com 22 alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental da escola participante, sendo que duas crianças do grupo foram adotadas. Foram construídas a partir da análise dos dados coletados três categorias, que são: Categoria 1: Pedagogias de Acolhimento com duas subcategorias: Subcategoria 1: Contexto Relacional, Subcategoria 2: Criança e adolescente em situação de acolhimento e adotado; Categoria 2: Planejamento da estratégia pedagógica, Subcategoria 1: União família, escola e rede de apoio, Subcategoria 2: Lacunas de aprendizado; Categoria 3: O impacto do acolhimento institucional, Subcategoria 1: As múltiplas linguagens no ensino inclusivo para a criança/adolescente acolhido(a). Para as análises dos dados coletados, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo por meio da construção dessas categorias de análise mencionadas, sendo que Bardin (1994) é o referencial que dá sustentação ao tipo de análise realizada. Os resultados encontrados indicam que a escola pesquisada percebeu que está construindo pedagogias de acolhimento `extraoficiais? para crianças em acolhimento ou adotadas, durante a participação e as reflexões realizadas para esta pesquisa. Conforme as necessidades surgem na escola e demandam ações de todos os envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem, a escola age utilizando pedagogias de acolhimento. Os profissionais elaboram medidas para que as crianças e os adolescentes adotados consigam obter sucesso no aprendizado. Entendeu-se que essas pedagogias de acolhimento que estão sendo utilizadas conforme as necessidades vão surgindo permitem um olhar inclusivo para qualquer criança que necessite, como a aproximação da escola com a família, proporcionar avaliações em outros formatos, planejamento pedagógico, rede de apoio fortalecida, não encaminhar tarefa para a criança em acolhimento institucional, entre outras. Percebeu-se que as informações sobre o histórico do aluno em acolhimento institucional ou adotado só são compartilhadas entre escola e família, diante de algum acontecimento em que os pais são chamados na escola. As crianças que são adotadas tardiamente apresentam mais dificuldades no aprendizado, devido às situações anteriores que aconteceram em suas vidas e os bloqueios psicológicos advindos dessa vivência anterior. Assim, os profissionais da escola participante da pesquisa percebem que agora estão mais preparados para utilizar as pedagogias de acolhimento quando acontecerem novas situações envolvendo toda e qualquer criança e adolescente que precise de um olhar inclusivo. Por consequência desta pesquisa, tornou-se fundamental destacar que existem diferenças impactantes a serem consideradas nas Pedagogias de Acolhimento para crianças em acolhimento e para as crianças adotadas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research presents a study on the pedagogies of reception and teaching of institutionalized and adopted children and adolescents. It is linked to the Educational Processes, Language, Technology and Inclusion Research Line - Master's in Education, at the University of Caxias do Sul. A bibliographic 'review was carried out based on the theorists Paulo Freire, Carlos Skliar, Bell Hooks, Luis Antonio Batista and Humberto Maturana. Within a qualitative research, with a Case Study based on Yin, a semi-structured interview with a teacher, a pedagogical coordinator and a principal who work at the school participating in the research was carried out, as well as semi-structured interviews with four families that adopted babies, children and teenagers and, in addition, an integration workshop was carried out with 22 third-year elementary school students from the participating school, two of whom were adopted. Three categories were raised from the analysis of the collected data, which are: Category 1: Foster Care Pedagogies with two subcategories, Subcategory 1: Relational Context, Subcategory 2: Child and adolescent in foster care and adopted; Category 2: Pedagogical Strategy Planning, Subcategory 1: Family union, school and support network, Subcategory 2: Learning gaps; Category 3: The impact of institutional care, Subcategory 1: Multiple languages in inclusive education for the child/adolescent in care. To analyze the collected data, the content analysis technique was used through the construction of these aforementioned analysis categories, with Bardin (1994) being the reference that supports the category of analysis conducted. The results indicate that the investigated school realized that it is building 'unofficial' welcoming pedagogies for children in foster care or adopted, during the participation and reflections carried out for this research. As needs arise at the school and demand actions from everyone involved in the teaching and learning processes, the school acts using pedagogies of reception. Professionals develop measures with the aim of adopted children and adolescents can be successful in learning. It was understood that these pedagogies of reception that are being used as needs arise allow an inclusive look at any child in need. It was noticed that information about the student's history in institutional care or adoption is only shared between school and family, whenever there is an event in which the parents are called at school. Children who are adopted late have more difficulties in learning, due to previous situations that happened in their lives and the psychological blocks arising from this previous experience. Therefore, professionals at the participating school in the research realize that they are now more prepared to use pedagogies of reception when new situations occur involving any children and adolescents who need an inclusive perspective. As a result of this research, it became essential to highlight that there are impactful differences to be considered in Foster Care Pedagogies for children in foster care and adopted ones. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectAdoçãopt_BR
dc.subjectEducation of childrenen
dc.subjectAdoptionen
dc.titleAs pedagogias de acolhimento das crianças e adolescentes institucionalizados e adotadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6009551169967046pt_BR
mtd2-br.author.lattesRossetti, Leticiapt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-02-26


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