Internacionalização do ensino superior, mobilidade acadêmica virtual e hospitalidade : aulas síncronas no escopo do Collaborative Online International Learning (COIL)
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Data
2024-02-27Autor
Pereira, Patricia Carvalheiro
Orientador
Ferreira, Luciane Todeschini
Metadata
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O presente estudo volta-se para a análise de dinâmicas relacionais estabelecidas (hospitalidade/acolhimento) em aulas síncronas de mobilidade acadêmica virtual (MAV) pelo modelo de aprendizagem COIL e apresenta, como questão investigativa: "Que elementos discursivos sinalizam para hospitalidade em aula síncrona, sob a ótica de professores e estudantes, em experiência de mobilidade acadêmica virtual, ofertada por instituições de ensino superior, por meio do Collaborative Online International Learning (COIL)?". Como objetivo geral buscou-se compreender dinâmicas de hospitalidade no modelo COIL de mobilidade acadêmica virtual, a partir da ótica de professores e estudantes de instituições de ensino superior. Igualmente objetivou-se identificar e analisar sinalizadores discursivos de hospitalidade em mobilidade acadêmica, a partir dos enunciados de professores e estudantes em dinâmicas de sala de aula de mobilidade acadêmica virtual participantes do modelo COIL. Entende-se Mobilidade Acadêmica Virtual como movimentos realizados por docentes e discentes que estão vinculados a instituições de ensino superior em experiência internacional virtual síncrona (O'Dowd, 2018) e hospitalidade é apresentada como um fenômeno que ocorre no espaço "entre" sujeitos cujos papéis se alteram na relação (Perazzolo et al., 2013). A pesquisa, de natureza exploratória e qualitativa, teve, como abordagem para aproximação junto aos entrevistados, a técnica "Bola de Neve". Como técnica de pesquisa, optou-se pela entrevista semiestruturada, que foi realizada por meio do Google Meet, junto a estudantes e professores que participaram de MAV pelo COIL. O tratamento e análise dos dados deu-se, predominantemente, por meio da linha enunciativa bakhtiniana em que os enunciados são configurados na interação entre os sujeitos (Bakhtin, 1997). Nas aproximações realizadas entre modelos teórico-metodológicos de ensino e hospitalidade, identificou-se que, em aulas síncronas de MAV pelo COIL, os sinalizadores de hospitalidade referem-se a disposições anteriores previamente identificadas (hospitalidade no eixo pré-sincrônico), já que os discursos analisados apontam para elementos como estruturação de projetos COIL, com organização prévia de aulas, aulas preparatórias, organização de equipes de trabalho virtuais. Durante a experiência (eixo sincrônico), os participantes destacam dinâmicas interativas durante as aulas, a cooperação mútua, a disponibilidade presente entre os participantes de acolher o Outro. Após as experiências (eixo pós-sincrônico), seguir em contato com os professores e estudantes, assim como planejar outras experiências internacionais tanto virtuais como presenciais destacaram-se em discursos de participantes. Portanto, a mobilidade acadêmica virtual, pelo modelo COIL, apresenta dinâmicas de acolhimento que qualificam as experiências dos sujeitos envolvidos. [resumo fornecido pelo autor]