A poética da formação: Gaston Bachelard e a educação
Date
2024-03-12Author
Machado, William Gustavo
Orientador
Carbonara, Vanderlei
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente dissertação de mestrado apresenta os resultados de uma pesquisa em Filosofia da Educação. Investigou-se a formação poética do ser através da obra estética do filósofo francês Gaston Bachelard. Através de uma abordagem fenomenológica, buscou-se contribuições de Bachelard à revisão do conceito de formação (Bildung). Para tanto, foi realizado um percurso que abordou uma apresentação do arcabouço teórico do filósofo, tratando dos conceitos de imagem, imaginação e imaginário em diálogo com a Educação; as influências do movimento responsável pelo conceito de Bildung, o romantismo alemão, na estética bachelardiana; e dois momentos mais dedicados à pensar os aspectos pedagógicos da filosofia de Bachelard: por uma pedagogia sonhadora e por uma pedagogia das conchas, por onde foram mais explorados os conceitos apresentados anteriormente. Por fim, o texto da dissertação apresenta argumentos que apontam para a imprescindibilidade da vinculação entre a Educação e as Filosofias do Imaginário. [resumo fornecido pelo autor]