Círculos de construção de paz na escola e suas relações com a nona competência geral da BNCC
Datum
2024-04-08Autor
Amaral, César Machado do
Orientador
Carbonara, Vanderlei
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Esta dissertação trata sobre os círculos de construção de paz na educação, metodologia da Justiça Restaurativa que atua na prevenção e superação de conflitos e no aprendizado da cultura da paz. O estudo avalia em que medida a metodologia restaurativa dos círculos de construção de paz, contribui com a promoção dos seguintes princípios que compõem a nona competência geral da BNCC: empatia, diálogo, resolução de conflitos e cooperação. Para isso buscou-se compreender as possibilidades da metodologia restaurativa dos círculos de construção de paz na promoção dos princípios acima listados. Para que tal pesquisa pudesse ser concretizada, foi realizada análise de alguns documentos escolhidos que são referências da educação em diferentes cenários: a Base Nacional Comum Curricular, o Documento de Referência Curricular para o Território de Montenegro, a Proposta Pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lena Rozi da Rocha Pithan, e o Projeto Protagonismo Juvenil, desenvolvido na mesma escola já citada. Como resultado foi identificado que os documentos analisados apresentaram os princípios como instrumentos a serem trabalhados na escola, dentro de uma proposta pedagógica que contemple os níveis de Educação Infantil até os anos finais do Ensino fundamental. A pesquisa apontou ainda que a Justiça Restaurativa, com os Círculos de construção de paz, apresentam potencial para a expansão e disseminação da cultura da paz na escola, configurando-se como possibilidade exequível na prevenção e resolução dos conflitos no espaço escolar, bem como contribuir para que a construção e o fortalecimento dos relacionamentos saudáveis entre os atores da escola seja efetivado de forma contínua, a partir dos princípios apresentados. Por fim, a pesquisa indicou que os princípios em conexão com os círculos de construção de paz, promovem cidades educadoras e escolas acolhedoras, possibilitando com isso, impactos importantes a partir das relações de confiança, partilha e pertencimento na vida dos estudantes. [resumo fornecido pelo autor]