Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorCarbonara, Vanderlei
dc.contributor.authorAmaral, César Machado do
dc.contributor.otherMores, Andrea
dc.contributor.otherSilva, Rodrigo Manoel Dias da
dc.date.accessioned2024-04-09T12:50:36Z
dc.date.available2024-04-09T12:50:36Z
dc.date.issued2024-04-08
dc.date.submitted2023-09-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13168
dc.descriptionEsta dissertação trata sobre os círculos de construção de paz na educação, metodologia da Justiça Restaurativa que atua na prevenção e superação de conflitos e no aprendizado da cultura da paz. O estudo avalia em que medida a metodologia restaurativa dos círculos de construção de paz, contribui com a promoção dos seguintes princípios que compõem a nona competência geral da BNCC: empatia, diálogo, resolução de conflitos e cooperação. Para isso buscou-se compreender as possibilidades da metodologia restaurativa dos círculos de construção de paz na promoção dos princípios acima listados. Para que tal pesquisa pudesse ser concretizada, foi realizada análise de alguns documentos escolhidos que são referências da educação em diferentes cenários: a Base Nacional Comum Curricular, o Documento de Referência Curricular para o Território de Montenegro, a Proposta Pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lena Rozi da Rocha Pithan, e o Projeto Protagonismo Juvenil, desenvolvido na mesma escola já citada. Como resultado foi identificado que os documentos analisados apresentaram os princípios como instrumentos a serem trabalhados na escola, dentro de uma proposta pedagógica que contemple os níveis de Educação Infantil até os anos finais do Ensino fundamental. A pesquisa apontou ainda que a Justiça Restaurativa, com os Círculos de construção de paz, apresentam potencial para a expansão e disseminação da cultura da paz na escola, configurando-se como possibilidade exequível na prevenção e resolução dos conflitos no espaço escolar, bem como contribuir para que a construção e o fortalecimento dos relacionamentos saudáveis entre os atores da escola seja efetivado de forma contínua, a partir dos princípios apresentados. Por fim, a pesquisa indicou que os princípios em conexão com os círculos de construção de paz, promovem cidades educadoras e escolas acolhedoras, possibilitando com isso, impactos importantes a partir das relações de confiança, partilha e pertencimento na vida dos estudantes. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation deals with peacebuilding circles in education, restorative justice methodology that acts in the prevention and overcoming of conflicts and in learning the culture of peace. The study assesses the extent to which the restorative methodology of peacebuilding circles can contribute to the promotion of the following principles that make up the ninth general competence of the National Curricular Common Base (BNCC): empathy, dialogue, conflict resolution, and cooperation. For this, we sought to understand the possibilities of the restorative methodology of peacebuilding circles in promoting the principles listed above. In order for this research to be carried out, analyses of education reference documents such as the BNCC, Curricular Reference Document for the Territory of Montenegro, Pedagogical Proposal of the Municipal School of Elementary Education Lena Rozi da Rocha Pithan, and the Project Youth Protagonism were performed. As a result, it was identified that the analyzed documents presented the principles as instruments to be worked on in the school, within a pedagogical proposal that contemplates the levels of Early Childhood Education until the final years of Elementary School. The research also pointed out that restorative justice with peacebuilding circles have potential for the expansion and dissemination of the culture of peace at school, configuring itself as a feasible possibility in the prevention and resolution of conflicts in the school environment, as well as contributing to that the continuous construction and strengthening of healthy relationships among school members be effective continuously based on the principles presented. Finally, this research indicated that the principles associated with peacebuilding circles promote educative cities and welcoming schools, thereby enabling significant impacts through relationships of trust, sharing, and belonging in students' life. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJustiça restaurativapt_BR
dc.subjectAdministração de conflitospt_BR
dc.subjectPazpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectRestorative justiceen
dc.subjectConflict managementen
dc.subjectPeaceen
dc.titleCírculos de construção de paz na escola e suas relações com a nona competência geral da BNCCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/0392645222031050pt_BR
mtd2-br.author.lattesAMARAL, C. M.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorPitano, Sandro de Castro
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-04-06


Files in questo item

Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item