Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorMatos, Sonia Regina da Luz
dc.contributor.authorSpanhol, Simone Maria
dc.contributor.otherCapra, Carmen Lúcia
dc.contributor.otherWelter, Cristiane Backes
dc.date.accessioned2024-04-26T17:56:24Z
dc.date.available2024-04-26T17:56:24Z
dc.date.issued2024-04-26
dc.date.submitted2024-03-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13263
dc.descriptionA dissertação intitulada A Desenhografia de um Movimento tem como temática a experiência pela Desenhografia. O método desenhográfico consiste na junção de duas técnicas artísticas através do aplicativo de celular e edição de imagens Picsart. Este processo tem como objetivo geral desenhografar com utilização do desenho e a fotografia; o projeto é aplicado para uma turma de estudantes do nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini em Nova Prata (RS). A problematização consiste em: como desenhografar com os discentes por meio do desenho e a fotografia? No decorrer dos escritos, a pesquisadora se insere em sua própria pesquisa como professora e artista; desta forma, a educadora que ensina a arte, sua compreensão e características, segue ao lado da artista, que convida à experimentação. Através de um acervo pessoal com inúmeros ensaios que expressam a gestualidade e o movimento de um corpo e com inspiração no pintor, escultor e fotógrafo, Edgar Degas, constitui-se a artista-desenhográfica que adentra na escola por meio dos "Ateliês de Desenhografia". Estes, compõem as linhas cartográficas do espaço-temporal da artista e se efetivam na Desenhografia para a tessitura de composições imagéticas. O texto é composto por cinco blocos; o primeiro é nomeado "Uma arte não assinada" e tem como objetivo mostrar a produção fotográfica não assinada da artista e seu percurso pelas diversas técnicas artísticas aprendidas; o segundo, intitulado "O traço de um Movimento" objetiva compreender as formas pelos quais o movimento é expresso por Degas com o uso do desenho e a fotografia; o terceiro, chamado "A experimentação da Desenhografia" descreve a feitura do processo desenhográfico; o seguinte, intitulado "Dos Ateliês", mostra e escreve como os espaços de experiência são vivenciados pelos estudantes e como são realizadas as montagens desenhográficas embasadas naquelas da artista; o quinto e último bloco chamado "A experiência desenhográfica... Um desfecho!" evidencia a finalização das montagens e a importância dessas na condução de outras experiências. Parte das produções da artista são vistas no decorrer destes escritos; as demais podem ser visualizadas no link: https://www.instagram.com/desenhografandomovimentos/. A pesquisa está vinculada à linha da História e Filosofia da Educação e a pesquisadora ao Grupo de Estudos Pedagogia da Diferença. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe dissertation entitled The Drawgraphing of a Movement has as its theme the experience through Drawgraph. The drawgraphic method consists of combining two artistic techniques using the Picsart phone application and image editing. This process has the general objective of drawgraphing using drawings and photography; the project is applied to a class of 9th grade students at the Reinaldo Cherubini Municipal Elementary School in Nova Prata (RS). The question consists of: how to draw with students through drawing and photography? Throughout the writings, the researcher inserts herself into her own research as a teacher and artist; In this way, the educator who teaches art, its understanding and characteristics, follows alongside the artist, who invites experimentation. Through a personal collection with countless essays that express the gestures and movement of a body and with inspiration from the painter, sculptor and photographer, Edgar Degas, the drawgraph artist was created who entered the school through the "Drawing Ateliers". These compose cartographic lines of the artist's space-time and are implemented in Drawgraphing for the weaving of image compositions. The text is composed of five blocks; the first is called "Unsigned art" and aims to show the artist's unsigned photographic production and her journey through the various artistic techniques learned; the second, entitled "The Trace of a Movement" aims to understand the ways in which movement is expressed by Degas with the use of drawing and photography; the third, called "The Experimentation of Drawgraphing" which describes the making of the drawing process; the following, entitled "Dos Ateliês", shows and writes how the spaces of experience are experienced by students and how the drawghaphic assemblies are created based on those from the artist; the fifth and final block called "The drawgraphing experience... An outcome!" highlights the completion of the assemblies and the importance of the process leading to other experiences. Part of the artist's productions can be seen throughout these writings; the rest can be viewed at the link: https://www.instagram.com/desenhografandomovimentos/. The research is linked to the History and Philosophy of Education line and the researcher to the Pedagogy of Difference Study Group. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectDesenho - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectDesignen
dc.subjectDesign - Study and teachingen
dc.subjectEducationen
dc.subjectPhotographsen
dc.titleA desenhografia de um movimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/1888170417100574pt_BR
mtd2-br.author.lattesSPANHOL, S. M.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Nova Pratapt_BR
local.data.embargo2024-04-25


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige