Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBirch, Roberto Gonçalves
dc.contributor.authorSchmaedecke, Gustavo Luís
dc.contributor.otherVerruck, Fábio
dc.contributor.otherJunior, Rogério da S. França
dc.date.accessioned2024-05-03T17:40:43Z
dc.date.available2024-05-03T17:40:43Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.date.submitted2023-11-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13291
dc.descriptionO comércio eletrônico já não é uma tendência internacional, mas sim uma realidade consolidada que está em constante crescimento. Para as empresas, o estágio de pós-venda é um fator essencial para o sucesso perante uma concorrência cada vez mais qualificada. Nesse sentido, a análise do nível de satisfação do consumidor em relação ao pós-venda de um e-commerce, com base no User Experience (UX), é um campo de estudo relevante no âmbito da pesquisa acadêmica. A agradável experiência do usuário durante toda a jornada de compra desempenha um papel crucial na satisfação do consumidor, influenciando diretamente a lealdade e a boa recomendação do produto ou serviço para novos potenciais clientes. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar o nível de satisfação do consumidor em relação ao pós-venda no e-commerce internacional, utilizando como base o User Experience Questionnaire (UEQ), identificando os principais fatores que influenciam a satisfação do cliente e realizar propostas de melhoria. A pesquisa é conduzida por meio de uma abordagem quantitativa, envolvendo a coleta de dados por meio de um questionário online aplicado aos consumidores que realizaram compras no e-commerce no último ano. Ao final, é possível afirmar que embora os resultados das escalas propostas pelo estudo tenham ficado abaixo da média esperada, os consumidores tendem a ter uma impressão positiva em relação aos serviços de pós-venda oferecidos, contudo melhorias podem ser feitas em busca de uma maior satisfação do cliente final. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractPlease translate to English: E-commerce is no longer an international trend but a consolidated reality that is constantly growing. For businesses, the post-sale stage is an essential factor for success in the face of increasingly qualified competition. In this regard, the analysis of customer satisfaction levels in relation to e-commerce post-sale, based on User Experience (UX), is a relevant field of study in academic research. The pleasant user experience throughout the entire buying journey plays a crucial role in customer satisfaction, directly influencing loyalty and positive product or service recommendations to new potential customers. In this context, the objective of this study is to analyze customer satisfaction levels regarding international e-commerce post-sale, using the User Experience Questionnaire (UEQ) as a basis, identifying the key factors that influence customer satisfaction and making improvement proposals. The research is conducted through a quantitative approach, involving data collection via an online questionnaire applied to consumers who made purchases on e-commerce platforms in the past year. In conclusion, it can be stated that although the results of the scales proposed by the study fell below the expected average, consumers tend to have a positive impression of the post-sale services offered; however, improvements can be made to achieve higher customer satisfaction in the end. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectVendapt_BR
dc.titleAnálise da experiência do usuário final em relação às ações de pós-venda no e-commerce interacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameComércio Internacional - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-12-04


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem