Listar Tecnologias Digitais - Bacharelado por autor "Boff, Elisa"
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Ambiente digital como registro artístico de um percurso autobiográfico a partir de manifestações emocionais
Monteiro, Ricardo Merlin (2021-12-15)O trabalho apresenta a criação de um ambiente digital com o objetivo de explorar a utilização dos recursos digitais para expressão artística. A temática parte da ressignificação de percursos emocionais registrados em ... -
Análise ludológica dos jogos pervasivos e estudo da implementação em dispositivo móvel
Fardo, Marcelo Luís (2011)Este trabalho apresenta dois objetivos principais. Um deles é a pesquisa por uma definição do conceito de jogos pervasivos. O outro é o estudo técnico de algumas funcionalidades avançadas de uma das plataformas tecnológicas ... -
Análise postural digital para ciclistas
Franke, LeonardoO presente trabalho objetiva o estudo de conceitos e desenvolvimento de um sistema digital que auxilie ciclistas amadores, de forma simples, a obterem um posicionamento correto durante o pedalar. Tal sistema, nomeado ... -
Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa
Pagno, Anne LorandiNarrativas são muito utilizadas em diversos tipos de games e geralmente são apresentadas na forma de animações. Elas têm o poder de manter a atenção e o interesse do jogador por mais tempo em um mesmo jogo. Narrativas estão ... -
Áudio binaural: uma experiência imersiva
Tissot, Nathália Hoffmann (2022-07-21)Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda o tema das ondas binaurais, suas características, as áreas de atuação, e o que pesquisadores têm produzido sobre o assunto, mostrando que as ondas binaurais são assim uma experiência ... -
Comunidades de práticas no contexto escolar
Röver, Vicente SpiandorelloA rápida evolução tecnológica que vivemos nos proporcionou uma grande popularização das tecnologias, fazendo com que desde cedo crianças, jovens e adolescentes tenham acesso a diferentes formas de software e hardware. Hoje, ... -
Concepção de protótipo de aplicativo para eventos de música eletrônica
Pires, Patrícia Guidini (2020-12-24)Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe a construção de um protótipo navegável de um aplicativo de acesso à cultura Trance e seus festivais de música eletrônica no território brasileiro, bem como a facilitação e a ... -
Desenvolvimento de game educativo para frequentadores iniciantes de academia
Sartor, Carolina Paganella (2020-12-30)A proposta deste trabalho é desenvolver um jogo educativo (serious game) cujo objetivo é transmitir informações relacionadas à nutrição e exercícios físicos de forma leve e divertida, para praticantes iniciantes de academia, ... -
Desenvolvimento de hipermídia sobre a redemocratização brasileira
Baretta, Pedro Henrique (2021-12-30)Utilizando metodologias para explorar o potencial que as hipermídias possuem para disseminar informações, este trabalho propôs projetar e implementar um programa com caráter educativo sobre o período de redemocratização ... -
Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação
Oliveira, Gabriel Carniel de (2022-12-12)A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado ... -
Estudo de aplicação de interface alternativa a jogos baseados no Desktop
Porto, Tássia dos SantosEste projeto busca contextualizar as interações entre homem e computador, especificamente nos jogos, e analisar a possibilidade da inserção de dispositivos alternativos de entrada aos jogos digitais baseados no conceito ... -
Um estudo sobre a holografia aplicada a visualização do eclipse solar e lunar
Hoffmann, Bruno Vaz (2019-06-18)O seguinte trabalho abordará a história da holografia, contextualizando os métodos utilizados ao longo dos anos e suas tecnologias e também sobre possíveis áreas de aplicação como estratégia educacional para ensino da ... -
Experiência do usuário: análise e aplicação de métodos de avaliação
Falavigna, Vinícius Deboni (2015)A expressão "Experiência do Usuário" ("User Experience"), embora bastante empregada nas áreas de Interação Humano-Computador e Design de Interação, engloba um conceito ainda sem uma definição amplamente aceita. Neste ... -
GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Vicente, Évila Vanessa da Silva (2020-12-24)Este trabalho visou o desenvolvimento um serious game, a fim de ensinar geometria para crianças de 12 a 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visto que esse público enfrenta muitas dificuldades na compreensão ... -
Imagem capturada para construção de memória coletiva projeto MyTravelBook
Comparin, Erich (2017-08-15)Este trabalho apresenta um estudo sobre a imagem, analisada como recurso de memória. O valor do registro imagético na rememoração e como este é interpretado com imparcialidade pelos seus expectadores é apresentado pelas ... -
Interação na web : um estudo sobre interfaces e conceitos de desenvolvimento
Andriolo, Eduardo Luiz (2018-04-26)A criação da Internet e o surgimento da Web propiciaram ao ser humano uma significativa evolução das suas formas de comunicação e interação com e através de dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones. As ... -
Jogo para avaliação da criatividade e do pensamento crítico de alunos do ensino básico
Cechinatto, Mayara (2021-07-05)Para que se construam pessoas capazes de se adequar às mudanças da sociedade, ao mesmo passo em que participam delas como sujeitos ativos, é necessário que a educação também seja transformada e adequada a esse novo mundo. ... -
Jogos independentes de terror: uma proposta para boas experiências com baixo custo de produção
Pressanto, Bruno Paese (2021-12-30)Este trabalho aborda formas de superar as limitações técnicas e financeiras no desenvolvimento de jogos de terror de baixo custo. A partir de uma pesquisa teórica, foram considerados os principais elementos que compõem um ... -
La passione di Giusi: um serious game como ferramenta para aprendizagem da língua italiana
Hillman, Mônica Mazzochi (2020-12-24)O presente trabalho tem como objetivo principal projetar e desenvolver um serious game com o intuito principal de ensinar, para o ensino do nível básico de conversação na língua italiana, focado na faixa etária entre 14 a ... -
Mecânicas de jogo aplicadas à construção de significados em jogos digitais
Gil, Juliana Bungi Moreira (2022-01-26)O presente trabalho de conclusão de curso investiga o modo como mecânicas de jogo se articulam na construção de significado em jogos digitais. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica como metodologia para o levantamento dos ...