Navegação Tecnologias Digitais - Bacharelado por título
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GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
(2020-12-24)Este trabalho visou o desenvolvimento um serious game, a fim de ensinar geometria para crianças de 12 a 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visto que esse público enfrenta muitas dificuldades na compreensão ... -
Imagem capturada para construção de memória coletiva projeto MyTravelBook
(2017-08-15)Este trabalho apresenta um estudo sobre a imagem, analisada como recurso de memória. O valor do registro imagético na rememoração e como este é interpretado com imparcialidade pelos seus expectadores é apresentado pelas ... -
Interação na web : um estudo sobre interfaces e conceitos de desenvolvimento
(2018-04-26)A criação da Internet e o surgimento da Web propiciaram ao ser humano uma significativa evolução das suas formas de comunicação e interação com e através de dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones. As ... -
Interface gestual aplicada à recuperação do movimento
Este trabalho consiste de uma pesquisa teórica/prática envolvendo interfaces gestuais e reabilitação de movimentos físicos. As investigações teóricas guiaram à implementação de uma aplicação dirigida a auxiliar a fisioterapia, ... -
Jogo para avaliação da criatividade e do pensamento crítico de alunos do ensino básico
(2021-07-05)Para que se construam pessoas capazes de se adequar às mudanças da sociedade, ao mesmo passo em que participam delas como sujeitos ativos, é necessário que a educação também seja transformada e adequada a esse novo mundo. ... -
Jogos independentes de terror: uma proposta para boas experiências com baixo custo de produção
(2021-12-30)Este trabalho aborda formas de superar as limitações técnicas e financeiras no desenvolvimento de jogos de terror de baixo custo. A partir de uma pesquisa teórica, foram considerados os principais elementos que compõem um ... -
La passione di Giusi: um serious game como ferramenta para aprendizagem da língua italiana
(2020-12-24)O presente trabalho tem como objetivo principal projetar e desenvolver um serious game com o intuito principal de ensinar, para o ensino do nível básico de conversação na língua italiana, focado na faixa etária entre 14 a ... -
Mecânicas de jogo aplicadas à construção de significados em jogos digitais
(2022-01-26)O presente trabalho de conclusão de curso investiga o modo como mecânicas de jogo se articulam na construção de significado em jogos digitais. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica como metodologia para o levantamento dos ... -
Memórias externalizadas pela tecnologia : como criar uma experiência corpórea
(2018-10-05)Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma investigação teórico-prática sobre a importância e o uso da tecnologia no armazenamento, evocação e transmissão de memórias, e como as memórias externalizadas podem se ... -
Middleware para conectividade e interoperabilidade em ecossistemas IOT
(2018-06-18)A IoT (Internet of Things - em português, Internet das Coisas) é um novo paradigma tecnológico que propõe revolucionar a computação. Há estudos oriundos de diversas áreas, como computação ubíqua, computação pervasiva e ... -
Monitoramento de aplicações em tempo real utilizando o Telegram
(2021-12-30)Em empresas do ramo de tecnologia se vê a necessidade de monitorar ambientes relacionados à infraestrutura. Com a viabilidade de mecanismos de troca de mensagens, é possível ter a oportunidade de monitorar aplicações em ... -
Narrativas interativas digitais na prevenção do suicídio
(2019-07-18)O presente trabalho investiga o potencial do uso de narrativas interativas digitais na prevenção do suicídio. As narrativas interativas se contextualizam como histórias que necessitam da ação do interagente para construção ... -
Objeto de aprendizagem para produção colaborativa de arte
Com as tecnologias cada vez mais presentes em nosso cotidiano e no contexto escolar, novas estratégias pedagógicas precisam ser pensadas para utilizar o computador como uma ferramenta de auxílio à construção do conhecimento. ... -
O papel das expectativas musicais na experiência de usuário em narrativas sonoras interativas
(2020-12-18)As narrativas sonoras têm uma importante função na condução de expectativas emocionais que atuam na percepção das narrativas audiovisuais. Exemplo disso são os jogos eletrônicos, que passaram a se utilizar de diversos ... -
A pena da coruja : educação política brasileira por meio de um serious game
(2018-10-05)A presente pesquisa tem como objetivo principal projetar e desenvolver um serious game, um jogo essencialmente educativo, direcionado para educação política de jovens no contexto brasileiro. O trabalho apresenta conceituações ... -
Preservação da história do cinema por meio de um museu em realidade virtual
(2022-07-22)Este trabalho tem como foco o desenvolvimento de um museu virtual do cinema, com a finalidade de contribuir com a preservação da história do mesmo e aborda três assuntos distintos: a história do cinema, museus e realidade ... -
Projeção mapeada aplicada: contando histórias e lendas nas paredes do Campus 8
(2016)Este trabalho de conclusão de curso busca ampliar os conceitos existentes na teoria e na prática de uma projeção mapeada. A projeção mapeada é uma das tecnologias para o entretenimento que vem ganhando espaço e visibilidade ... -
Projeção mapeada como uma ferramenta de comunicação e marketing
O presente trabalho pretende discutir as modificações na comunicação através da inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas, principalmente a internet, pensando na possibilidade de atração do público conectado ... -
Projeção mapeada interativa: construção da obra "o reflexo do narciso digital"
Este trabalho tem como objetivo a criação de uma projeção mapeada interativa cujo tema é o narcisismo digital, assim como o estudo aprofundado a três principais conceitos da pesquisa: projeção mapeada, narcisismo e ... -
Proposta de aplicação em realidade aumentada para dispositivos móveis no livro Voos da alma
(2021-12-07)Este trabalho pretende esclarecer o conceito de realidade aumentada, explicando a sua tecnologia de uma forma abrangente e acessível, com exemplos práticos em algumas áreas de atuação com destaque às aplicações em dispositivos ...