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    • Análise ludológica dos jogos pervasivos e estudo da implementação em dispositivo móvel 

      Fardo, Marcelo Luís (2011)
      Este trabalho apresenta dois objetivos principais. Um deles é a pesquisa por uma definição do conceito de jogos pervasivos. O outro é o estudo técnico de algumas funcionalidades avançadas de uma das plataformas tecnológicas ...
    • Análise postural digital para ciclistas 

      Franke, Leonardo
      O presente trabalho objetiva o estudo de conceitos e desenvolvimento de um sistema digital que auxilie ciclistas amadores, de forma simples, a obterem um posicionamento correto durante o pedalar. Tal sistema, nomeado ...
    • Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa 

      Pagno, Anne Lorandi
      Narrativas são muito utilizadas em diversos tipos de games e geralmente são apresentadas na forma de animações. Elas têm o poder de manter a atenção e o interesse do jogador por mais tempo em um mesmo jogo. Narrativas estão ...
    • Áudio adaptativo baseado em emoções: trilha sonora dinâmica para ambientes virtuais interativos 

      Macêdo, Felipi Medeiros
      Este trabalho consiste em uma pesquisa teórico-prática sobre áudio adaptativo baseado em emoções, constituindo uma trilha sonora dinâmica para ambientes virtuais interativos. A proposta se situa numa revisão bibliográfica ...
    • Computadores vestíveis afetivos como interface de comunicação 

      Corso, Aline
      Este trabalho consiste de uma pesquisa teórico/prática que apresenta ligações significativas entre o corpo e as tecnologias, através da investigação dos conceitos de computadores vestíveis, computação afetiva e computadores ...
    • Estudo de aplicação de interface alternativa a jogos baseados no Desktop 

      Porto, Tássia dos Santos
      Este projeto busca contextualizar as interações entre homem e computador, especificamente nos jogos, e analisar a possibilidade da inserção de dispositivos alternativos de entrada aos jogos digitais baseados no conceito ...
    • Interface gestual aplicada à recuperação do movimento 

      Gyboski, Daniel Eduardo
      Este trabalho consiste de uma pesquisa teórica/prática envolvendo interfaces gestuais e reabilitação de movimentos físicos. As investigações teóricas guiaram à implementação de uma aplicação dirigida a auxiliar a fisioterapia, ...
    • Projeção mapeada como uma ferramenta de comunicação e marketing 

      Ritta, Siliara Borges
      O presente trabalho pretende discutir as modificações na comunicação através da inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas, principalmente a internet, pensando na possibilidade de atração do público conectado ...
    • Proposta de rede social gamificada para associações de câncer infantil 

      Facchin, Andrei
      Com os games e as redes sociais presentes cada vez mais no cotidiano dos seres humanos, é possível verificarmos os benefícios que ambos podem trazer ao serem utilizados em conjunto. Este trabalho propõe um modelo de rede ...
    • Realidade aumentada como suporte e-commerce 

      Fachinetto, Marcelo
      A Realidade Aumentada é uma tecnologia que proporciona interação e representação avançada entre os mundos real e virtual, que pode auxiliar os clientes a comprar em sites de e-commerce. Devido a grande quantidade de opções ...
    • Serious game como ferramenta de ensino de lógica de programação para crianças 

      Severgnini, Luís Filipe
      Os serious games são ferramentas de aprendizagem eficazes, pois são motivadores e porque podem comunicar de forma e ficiente conceitos e fatos sobre diversos assuntos. O objetivo deste trabalho era projetar e desenvolver ...
    • Um Serious Games para apoio a pré-alfabetização 

      Cichelero, Flávio
      Com o surgimento das novas interfaces humano-computador que tornaram a tecnologia cada vez mais interativa, os games tornaram-se uma ferramenta em potencial à diversas aplicações. É possível verificar-se os benefícios que ...
    • Sistema de localização baseado em integração gestual 

      Giovanella, Andriel
      Nesse trabalho são abordadas características da interação humano-computador, visando criar um sistema de interação não-convencional. Para tal é apresentado um estudo em reconhecimento gestual e de padrões. O sistema a ser ...
    • Sistema de provador virtual como facilitador de venda 

      Taffarel, Jean Michel Bachmann
      A popularização e evolução das tecnologias fez surgir novas estratégias comerciais que vêm sendo utilizadas para inovar em várias áreas de prestação de serviços, como, por exemplo, facilitar o processo de provar roupas e ...