Tecnologias Digitais - Bacharelado: Recent submissions
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Narrativas interativas digitais na prevenção do suicídio
(2019-07-18)O presente trabalho investiga o potencial do uso de narrativas interativas digitais na prevenção do suicídio. As narrativas interativas se contextualizam como histórias que necessitam da ação do interagente para construção ... -
Estudo de melhoramento do uso de movimentação e navegação em espaços tridimensionais em audiogames
(2019-07-19)Este trabalho tem como objetivo o estudo e a aplicação de fundamentos da movimentação e navegação em espaços tridimensionais em áudio jogos, nicho geralmente utilizado pelo público deficiente visual com cegueira total. ... -
Redes neurais na classificação de imagens da membrana timpânica
(2019-06-18)As otites são o principal motivo de visita aos médicos por crianças na idade pré-escolar. No mundo, acredita-se que aproximadamente 740 milhões de pessoas por ano serão afetadas por otite média aguda ou otite média crônica ... -
Middleware para conectividade e interoperabilidade em ecossistemas IOT
(2018-06-18)A IoT (Internet of Things - em português, Internet das Coisas) é um novo paradigma tecnológico que propõe revolucionar a computação. Há estudos oriundos de diversas áreas, como computação ubíqua, computação pervasiva e ... -
Um estudo sobre a holografia aplicada a visualização do eclipse solar e lunar
(2019-06-18)O seguinte trabalho abordará a história da holografia, contextualizando os métodos utilizados ao longo dos anos e suas tecnologias e também sobre possíveis áreas de aplicação como estratégia educacional para ensino da ... -
A pena da coruja : educação política brasileira por meio de um serious game
(2018-10-05)A presente pesquisa tem como objetivo principal projetar e desenvolver um serious game, um jogo essencialmente educativo, direcionado para educação política de jovens no contexto brasileiro. O trabalho apresenta conceituações ... -
Memórias externalizadas pela tecnologia : como criar uma experiência corpórea
(2018-10-05)Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma investigação teórico-prática sobre a importância e o uso da tecnologia no armazenamento, evocação e transmissão de memórias, e como as memórias externalizadas podem se ... -
Proposta de interface para o Sistema de Informações Ambientais - SIA Hidrelétricas
(2018-04-26)Na Era da Informação e de acelerado avanço tecnológico, os sistemas de informação devem exercer seu papel buscando a máxima utilidade dos dados e informações que manipula, bem como ser usável pelo usuário. O Sistema de ... -
Interação na web : um estudo sobre interfaces e conceitos de desenvolvimento
(2018-04-26)A criação da Internet e o surgimento da Web propiciaram ao ser humano uma significativa evolução das suas formas de comunicação e interação com e através de dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones. As ... -
Imagem capturada para construção de memória coletiva projeto MyTravelBook
(2017-08-15)Este trabalho apresenta um estudo sobre a imagem, analisada como recurso de memória. O valor do registro imagético na rememoração e como este é interpretado com imparcialidade pelos seus expectadores é apresentado pelas ... -
Ciber-Orquestra : uma experiência do usuário
O presente trabalho trata de Ciberarte, mesclando música clássica e interatividade. O objetivo é desenvolver uma instalação artística capaz de proporcionar ao visitante a experiência interativa tecnológica de ocupar o lugar ... -
Serious game como ferramenta de ensino de lógica de programação para crianças
Os serious games são ferramentas de aprendizagem eficazes, pois são motivadores e porque podem comunicar de forma e ficiente conceitos e fatos sobre diversos assuntos. O objetivo deste trabalho era projetar e desenvolver ... -
Ebook interativo: hipermídia no livro eletrônico
Este trabalho propõe estudar as características e metodologias de criação de um Ebook ou eletronic book (livro eletrônico), cujo termo foi cunhado por Michael Hart em 1971, ao digitalizar um livro e distribuí-lo na forma ... -
Áudio adaptativo baseado em emoções: trilha sonora dinâmica para ambientes virtuais interativos
Este trabalho consiste em uma pesquisa teórico-prática sobre áudio adaptativo baseado em emoções, constituindo uma trilha sonora dinâmica para ambientes virtuais interativos. A proposta se situa numa revisão bibliográfica ... -
Um Serious Games para apoio a pré-alfabetização
Com o surgimento das novas interfaces humano-computador que tornaram a tecnologia cada vez mais interativa, os games tornaram-se uma ferramenta em potencial à diversas aplicações. É possível verificar-se os benefícios que ... -
Comunidades de práticas no contexto escolar
A rápida evolução tecnológica que vivemos nos proporcionou uma grande popularização das tecnologias, fazendo com que desde cedo crianças, jovens e adolescentes tenham acesso a diferentes formas de software e hardware. Hoje, ... -
Sistema de automação residencial: acessibilidade no controle doméstico
A necessidade de propiciar a pessoas com deficiência maior autonomia em suas tarefas domiciliares tem auxiliado o crescimento do mercado de sistemas para Automação Residencial; todavia, mantêm um custo elevado. Assim este ... -
Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa
Narrativas são muito utilizadas em diversos tipos de games e geralmente são apresentadas na forma de animações. Elas têm o poder de manter a atenção e o interesse do jogador por mais tempo em um mesmo jogo. Narrativas estão ... -
Realidade aumentada como suporte e-commerce
A Realidade Aumentada é uma tecnologia que proporciona interação e representação avançada entre os mundos real e virtual, que pode auxiliar os clientes a comprar em sites de e-commerce. Devido a grande quantidade de opções ... -
Projeção mapeada interativa: construção da obra "o reflexo do narciso digital"
Este trabalho tem como objetivo a criação de uma projeção mapeada interativa cujo tema é o narcisismo digital, assim como o estudo aprofundado a três principais conceitos da pesquisa: projeção mapeada, narcisismo e ...