Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorKlein, Simone Fonseca de Andrade
dc.contributor.authorMussoi, Camila Oliveira
dc.contributor.otherLarentis, Fabiano
dc.contributor.otherPolesel, Jussara de Oliveira Machado
dc.date.accessioned2024-05-21T19:23:04Z
dc.date.available2024-05-21T19:23:04Z
dc.date.issued2023-12-12
dc.date.submitted2023-11-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13374
dc.descriptionPor proporcionar benefícios a empresas e clientes, a gestão de projetos tem se tornado uma parte essencial do mercado de TI. Este, por sua vez, cresce exponencialmente nas últimas duas décadas, em especial a área de exportação e importação de serviços ? área relacionada com o comércio internacional ?, que continua com uma curva positiva de ascensão. Tendo em vista este cenário, estudiosos passaram a observar quais pontos tornam o projeto um sucesso (ou um fracasso) e como aferir estes fatores. Com isso, a presente investigação tem como objeto de estudo os fatores críticos de sucesso na gestão de projetos de TI. Uma revisão bibliográfica da literatura de gestão de projetos foi conduzida, revelando os fatores de sucesso mais citados pelos autores. Tendo como base a revisão bibliográfica, foi proposta uma divisão em quatro grupos de fatores de sucesso distribuídos dentro de duas categorias (fatores predominantemente subjetivos e objetivos), que foram validadas com os fatores individuais através de entrevistas em profundidade na segunda parte deste estudo. Os resultados das entrevistas revelaram uma discrepância entre as preferências dos gerentes de projeto, que valorizam fortemente fatores de sucesso predominantemente subjetivos, e a abordagem da empresa, que se concentra em métricas estritamente objetivas, priorizando a entrega dentro dos parâmetros de prazo, escopo e orçamento. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractDue to the benefits it brings to both companies and clients, project management has become an essential part of the IT market. This market has experienced exponential growth in the last two decades, particularly in the field of export and import of services'a recent area related to international trade -continuing on a positive upward trajectory. Considering this scenario, scholars have begun to examine the factors that make a project successful (or a failure) and how to assess these factors. As a result, this present study aims to provide the reader with an understanding of IT project management. A literature review of project management literature was conducted, revealing the most commonly cited success factors by authors. Based on the literature review, a division into four groups of success factors distributed within two categories was proposed, and these were validated with individual factors through in-depth interviews in the second part of this study. The interview results revealed a discrepancy between project managers' preferences, which strongly value subjective success factors, and the company's approach, which focuses on strictly objective metrics, prioritizing on-time, scope, and budget delivery. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.titleAnálise dos fatores de sucesso na gestão de projetos: uma revisão bibliográfica da literatura comparada ao cotidiano de gestores de projetos de TIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameComércio Internacional - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-12-11


Files in questo item

Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item