"Lutar para estudar, estudar para lutar": um debate acerca do ensino superior no Brasil e a formação em Serviço Social
View/ Open
Date
2024-01-29Author
Castilhos, Maurem de
Orientador
Corrêa, Laís Duarte
Metadata
Show full item recordAbstract
Este Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social tem como temática O Ensino Superior no Brasil e a Formação Profissional em Serviço Social e visa responder ao problema de pesquisa: Como os desafios da atual configuração do Ensino Superior no Brasil são enfrentados pela categoria de assistentes sociais frente às suas incidências na Formação em Serviço Social?. O objetivo geral busca compreender como os desafios da atual configuração do Ensino Superior no Brasil são enfrentados pela categoria de assistentes sociais frente às suas incidências na Formação em Serviço Social, a partir das construções da categoria profissional sobre a temática, visando, principalmente, produzir acúmulos acerca dos impactos sofridos pela formação superior. Como objetivos específicos têm-se: apresentar o marcos históricos que configuram o Ensino Superior no Brasil na atualidade; identificar os desafios apresentados ao Ensino Superior para a classe trabalhadora brasileira; apresentar a relação histórica da Formação em Serviço Social e o Ensino Superior no Brasil; identificar os desafios impostos pela atual configuração da Educação Superior no Brasil à Formação em Serviço Social; apresentar os acúmulos da categoria profissional no enfrentamento e superação dos desafios no Ensino Superior. Sendo as questões norteadoras: Quais são os marcos históricos que configuram o Ensino Superior no Brasil na atualidade? Quais são os desafios apresentados ao Ensino Superior para a classe trabalhadora brasileira? Qual a relação histórica da Formação em Serviço Social e o Ensino Superior no Brasil? Quais são os desafios impostos pela atual configuração da Educação Superior no Brasil à Formação em Serviço Social? Como tem se dado o enfrentamento para superação dos desafios presentes no Ensino Superior pela categoria profissional?. Trata-se de uma pesquisa mista, orientada pelo método materialista histórico-dialético, destacando-se as categorias totalidade, contradição, historicidade e mediação. Da pesquisa bibliográfica, é realizada na Revista Temporalis, buscando artigos com o descritor Formação Profissional, entre os anos de 2012 e 2022, permitindo identificar o total de 76 trabalhos, que, aplicados os critérios de inclusão/exclusão de conter o descritor no título e não serem artigos de temas/locais específicos, manteve-se o total de 25 artigos para análise. Ainda, da pesquisa documental, utilizou-se base de dados de sites oficiais para acesso a legislações acerca do Ensino Superior no Brasil e da Formação em Serviço Social. Evidencia-se, que o Ensino Superior no Brasil é marcado por uma estrutura privatizada, elitizada e cada vez mais precarizada, que apresenta desafios à classe trabalhadora. É desta estrutura que emerge e se desenvolve a Formação em Serviço Social, a qual não está blindada a esses desafios, construindo estratégias para o seu enfrentamento. Considerando que o Serviço Social não sofre sozinho esses rebatimentos, também não irá enfrentá-los sozinho. Portanto, considera-se necessária, a mobilização constante da categoria com suas entidades representativas, articulada às mais diversas organizações da classe trabalhadora, pois quanto mais coletivizada for a luta pelo acesso, ampliação e garantia de direitos, maior será a aproximação da classe da sua emancipação do capitalismo, construindo assim, instituições de ensino gratuitas, com acesso universal e voltadas aos interesses da classe trabalhadora. [resumo fornecido pelo autor]
Collections
- Serviço Social [42]