Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorMesquita, Alexandre
dc.contributor.authorFerreira, Fernando Hanig
dc.contributor.otherCosta, Alex Fabiano Murillo
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.contributor.otherGiovannini, Odilon
dc.date.accessioned2024-06-14T14:30:10Z
dc.date.available2024-06-14T14:30:10Z
dc.date.issued2024-06-12
dc.date.submitted2024-05-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13453
dc.descriptionNo processo de Ensino das Ciências da Natureza, a Física muitas vezes é vista como complexa e desafiadora por muitos alunos. No entanto, ela pode se tornar uma disciplina estimulante e envolvente com o uso de métodos inovadores de ensino. Uma abordagem dinâmica, que oferece novas perspectivas aos estudantes, por meio de métodos interativos, como o uso de software e de tecnologias educacionais, proporciona uma experiência de aprendizado mais envolvente, permitindo que o aluno explore conceitos de maneira prática e visual. Essas estratégias não apenas tornam o aprendizado mais acessível, mas também incentivam o aluno a se envolver ativamente com os conceitos da física, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura. O objetivo desta pesquisa foi demonstrar uma maneira mais atrativa de ensinar e aprender Física, alterando a rotina das aulas, tornando-as mais dinâmicas e modificando como os softwares são vistos por diversos professores. A pesquisa foi realizada com vinte e cinco alunos da 9ª série do Colégio Univille, em oito encontros, totalizando quatrocentos minutos. O método tradicional e o simulador foram usados para ensinar as três leis de Newton. O método de avaliação utilizado foi o qualitativo, visando avaliar o aluno em todos os aspectos cognitivos envolvidos. A ferramenta tecnológica do simulador Phet Colorado, é um recurso educacional que facilita a visualização e a compreensão dos fenômenos físicos, uma vez que, se bem planejados, trazem clareza para os conceitos. Ao analisar as discussões dos estudantes em sala de aula, é notório que diversos momentos de mediação são importantes como facilitadores da interação entre o professor e o aluno. Esta interação, aliada ao uso de recursos tecnológicos no âmbito educacional, tem um papel crucial no engajamento dos estudantes e na promoção de novas perspectivas para compreender o conhecimento. O presente estudo revelou que o aperfeiçoamento do ensino de Física, foi possível devido à integração do simulador Phet, como uma ferramenta pedagógica digital, demonstrando a sua capacidade e viabilidade de ser usado de forma generalizada nas aulas de Física. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIn the process of Teaching Natural Sciences, Physics is often seen as complex and challenging by many students. However, it can become a stimulating and engaging subject with the use of innovative teaching methods. A dynamic approach, which offers new perspectives to students through interactive methods, such as the use of software and educational technologies, provides a more engaging learning experience, allowing students to explore concepts in a practical and visual way. These strategies not only make learning more accessible, but also encourage the student to actively engage with physics concepts, promoting deeper and lasting understanding. The objective of this research was to demonstrate a more attractive way of teaching and learning Physics, changing the routine of classes, making them more dynamic and modifying how software is seen by different teachers. The research was carried out with twenty-five 9th grade students at Colégio Univille, in eight meetings, totaling four hundred minutes. The traditional method and the simulator were used to teach Newton's three laws. The evaluation method used was qualitative, aiming to evaluate the student in all cognitive aspects involved. The technological tool of the Phet Colorado simulator is an educational resource that facilitates the visualization and understanding of physical phenomena, since, if well planned, they bring clarity to the concepts. When analyzing student discussions in the classroom, it is clear that several moments of mediation are important in facilitating interaction between the teacher and the student. This interaction, combined with the use of technological resources in the educational context, plays a crucial role in student engagement and promoting new perspectives for understanding knowledge. The present study revealed that the improvement of Physics teaching was possible due to the integration of the Phet simulator, as a digital pedagogical tool, demonstrating its capacity and feasibility of being used in a widespread way in Physics classes. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectStudent teachingen
dc.titleO uso de simuladores digitais como recurso didático nas aulas de físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/0019591620467208pt_BR
mtd2-br.author.lattesFERREIRA, F. H.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-06-09


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail
Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige