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dc.contributor.advisorWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.authorMaia, Ana Amélia Maciel
dc.contributor.otherPescador, Cristina Maria
dc.contributor.otherGuedes, Aníbal Lopes
dc.contributor.otherAhlert, Alvori
dc.date.accessioned2024-07-04T13:44:19Z
dc.date.available2024-07-04T13:44:19Z
dc.date.issued2024-07-04
dc.date.submitted2024-04-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13478
dc.descriptionA presente pesquisa intitulada "O Paradigma Sistêmico e os Métodos de Ensino Adotados Pelos Educadores na Formação em Constelação Familiar" foi realizada junto ao curso de Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa em Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, e teve como objetivo principal: compreender a concepção de paradigma sistêmico e sua relação com a constelação familiar para perceber as imbricações dos métodos de ensino utilizados por educadores no curso de Formação em Constelação Familiar. A concepção de método adotada acompanhou a proposta de Morin (2003), segundo a qual método é composto por programa e estratégia. Quanto ao programa, a construção dos dados ocorreu pelo estudo de caso (Yin, 2010) e discurso do sujeito coletivo, trazido por Lefèvre, F. e Lefèvre A. (2003). Já no âmbito estratégico, foram utilizados os princípios do pensamento complexo de Morin (2021b). Em uma compreensão aprofundada sobre as bases teóricas da constelação familiar, observou-se a importância de compreender que a ciência atravessa um momento de transição paradigmática. Sobre a saída de um paradigma tradicional, cartesiano, mecanicista para um paradigma não linear, intersubjetivo, complexo e sistêmico, os principais interlocutores teóricos que contribuíram foram Edgar Morin (2021b), Maria Cândida Moraes (1997), Maria José Esteves de Vasconcellos (2012). A pesquisa empírica, realizada com educadores de um curso de formação em constelação familiar, revelou que a compreensão do paradigma sistêmico reflete em questões de ordem subjetiva, como uma percepção de mundo mais complexa capaz de incluir contradições e perceber-se como sujeito implicado em seu contexto. Alguns dos principais desafios enfrentados pelos educadores no ensino do paradigma sistêmico é a heterogeneidade de áreas do conhecimento de onde provem os estudantes e a multiplicidade de ambientes de ensino. Os métodos adotados pelos educadores têm a intenção de dirimir a dicotomia entre teoria e prática, enfatizando o aspecto vivencial associado a bases teóricas mais robustas. Diante da investigação teórica e empírica realizada, a transdisciplinaridade emergiu como um método possível e capaz de facilitar o ensino em coerência com o paradigma sistêmico, visto que alia programa e estratégia. A transdisciplinaridade como método consiste na investigação daquilo que se move entre os diferentes níveis do fenômeno, da materialidade do objeto. Assim, a prática valida a teoria e a teoria é gerada pela prática. Uma oxigena e retroalimenta a outra em um circuito retroativo e recursivo de autoprodução. Essa concepção pode ser aplicada também para diferentes áreas do conhecimento ou disciplinas. Quanto às possibilidades de continuidade de investigações, o estudo aponta para a importância de que sejam realizadas levando em consideração o paradigma sistêmico, o diálogo com outras áreas do saber e com interlocutores empíricos que partam da perspectiva desse novo paradigma. Além disso, no campo da Educação, sugere a possibilidade de se investigar a aplicação de métodos de ensino desde o ponto de vista da aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe current study, titled "Systems Thinking and the Teaching Methods Adopted by Family Constellation Educators", was conducted within the Caxias do Sul University's master's degree course in Education, in the research line of Educational Processes, Language, Technology & Inclusion, and had as the main objective to understand the concept of systems thinking and its relation to family constellation as a means of perceiving the imbrications of the teaching methods of family constellation educators. The methodology adopted followed Morin?s proposal (2003), which claims that method is composed of program and strategy. As for program, the data construction took place with the case study (Yin, 2010) and the notion of `collective subjects? brought by Lefèvre, F. and Lefèvre, A. (2003). In the strategic scope, Morin?s `complex thought principles? (2021b) were used. A profound understanding of the theoretical bases of family constellation highlighted the importance of acknowledging that science is in a process of paradigmatic transition. Regarding the shift from a traditional, cartesian, mechanistic paradigm to a non-linear, intersubjective, complex and systemic paradigm, the main theoretical interlocutors who have contributed are Edgar Morin (2021b), Maria Cândida Moraes (1997) and Maria José Esteves de Vasconcellos (2012). The empirical research, carried out with educators from a family constellation training course, revealed that the understanding of systems thinking has an effect on subjective matters, such as a more complex perception of the world, which enables one to consider contradictions and perceive him or herself as a subject inserted in a context. Some of the major challenges found by the educators during their teaching of systems thinking were the heterogeneity of knowledge areas that students come from, and the multiplicity of teaching environments. The methods adopted by the educatorsaim to nullify the dichotomy between theory and practice, emphasizing the life experience aspect, in association with more robust theoretical bases. Given the theoretical and empirical investigation conducted, 'transdisciplinarity' emerged as a possible method, capable of making teaching easier in accordance with systems thinking, as it combines program and strategy. `Transdisciplinarity', as a method, consists of investigations of what moves between a phenomenon's different layers; the materiality of an object. Considering this, practical efforts validate theory, whilst theory is generated by practice. They oxygen and feedback one another in a retroactive, recursive circuit of self-production. This conception may also be applied to different knowledge areas and subjects. As for the possibilities of further investigations, the study points at the importance of them being carried out in accordance with systems thinking, as well as conversing with other knowledge areas and with empirical interlocutors that come from this new paradigm perspective. Besides, in the Education field, there might be the possibility of investigating the applicability of such teaching methods from the learning perspective. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação - Métodos de ensinopt_BR
dc.subjectEducadores.pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducation - Teaching methodspt_BR
dc.subjectEducatorspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleO paradigma sistêmico e os métodos de ensino adotados pelos educadores na formação em constelação familiarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7508710009946242pt_BR
mtd2-br.author.lattesMACIEL, A. A.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-07-02


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