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dc.contributor.advisorAndrade, Simone Fonseca de
dc.contributor.authorMello, Júlia Moreira
dc.contributor.otherVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.otherMachado, Rosimeri
dc.date.accessioned2024-07-29T19:53:57Z
dc.date.available2024-07-29T19:53:57Z
dc.date.issued2024-07-13
dc.date.submitted2024-06-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13605
dc.descriptionO EMI (inglês como meio de instrução, do inglês English as a Medium of Instruction) vem se tornando uma tendência global ao longo dos anos devido à crescente importância da língua inglesa dentro do contexto acadêmico e profissional. O presente estudo objetiva identificar os principais desafios e oportunidades para a implementação do EMI em universidades brasileiras. Para atingir o objetivo proposto, uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório foi aplicada por meio de entrevistas com pesquisadores, professores e gestores de universidades que têm contato com a prática do EMI, a fim de analisar quais as dificuldades e demandas para a adoção do EMI dentro das salas de aula, bem como identificar as oportunidades, desafios e possíveis impactos que a implementação tem para as universidades. Os resultados apontaram que, apesar de ainda incipiente em termos de avanços no Brasil, o EMI abre muitas portas para o desenvolvimento tanto de alunos quanto de professores envolvidos, além de trazer benefícios para as instituições de ensino superior, como a captação de alunos e atratividade internacional. Foi possível identificar, também, que é necessário que haja apoio das universidades e gestores tanto em termos financeiros, como para incentivar e capacitar os ministrantes. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractEMI (English as a Medium of Instruction) has become a global trend over the years due to the growing importance of the English language within academic and professional contexts. The present study aims to identify the main challenges and opportunities for implementing EMI in Brazilian universities. To achieve the proposed objective, qualitative research of an exploratory nature was applied through interviews with researchers, professors and university managers who have contact with the practice of EMI, to analyze the difficulties and demands for adopting EMI within classrooms, as well as identifying the opportunities, challenges, and possible impacts that the implementation has within universities. The results showed that, despite still being in its infancy in terms of progress in Brazil, EMI opens many doors for the development of both the students and teachers involved, in addition to bringing benefits to the institutions, such as attracting students, as well as international attractiveness. It was also possible to identify that there is a need for support from universities and managers, both in financial terms and to encourage and train the professors. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirospt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Brasilpt_BR
dc.titleDesafios e oportunidades para a implementação do inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiraspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2024-07-12


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