Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGiovannini Junior, Odilon
dc.contributor.authorLaurido, Valdinei Gomes
dc.contributor.otherOurique, Pedro Antônio
dc.contributor.otherLima, Isolda Gianni de
dc.date.accessioned2024-08-22T17:08:36Z
dc.date.available2024-08-22T17:08:36Z
dc.date.issued2024-08-21
dc.date.submitted2019-10-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13688
dc.descriptionEsta dissertação relata a pesquisa de construção, aplicação e avaliação de uma proposta de aprendizagem para o ensino de física na primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, que foi aplicada na escola Almirante Soares Dutra, na cidade de Santarém, Pará. O objetivo central deste trabalho foi criar um conjunto de atividades de ensino que possibilitem a promoção da Aprendizagem Significativa dos tópicos a serem ensinados. Esse conjunto de atividades de ensino, embasados em princípios da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, compõem uma sequência didática estruturada como uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), conforme propõe Moreira. Os tópicos ensinados foram a temperatura e o calor, com o propósito de promover a diferenciação conceitual dos mesmos. Temperatura e calor fazem parte do cotidiano de todos e como conteúdos escolares são estudados geralmente na segunda série do Ensino Médio (EM) e na primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio (EJA). A situação que levou a esta pesquisa foi o fato de quando o professor pergunta em sala de aula sobre temperatura e calor, as respostas são elaboradas de forma equivocada pelos alunos que confundem os significados dos mesmos com as palavras quente e frio. Assim, para ensinar esses tópicos foi elaborado um conjunto de atividades de ensino que inicialmente serviram de organizadores prévios como pontes entre os novos conhecimentos e outros já existentes na estrutura cognitiva dos alunos, promovendo a Aprendizagem Significativa do que é estudado. As atividades propostas aos estudantes foram avaliadas através de questionário, perguntas provocativas e mapas conceituais com a hierarquização pré-estabelecida, ou seja, uma pré-ligação entre os conceitos válidos, palavras de ligação e preposições válidas, que indicaram uma evolução dos estudantes, demostrando que a metodologia adotada promoveu a ocorrência de Aprendizagem Significativa dos tópicos ensinados nesta pesquisa. Ao final da pesquisa, os resultados obtidos ao se aplicar a UEPS planejada foram satisfatórios, pois foram verificados indícios de recuperação conhecimentos prévios, ou seja, as respostas dos estudantes evidenciaram elementos que se aproximam do entendimento científico sobre os tópicos ensinados pelo professor pesquisador. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation reports the research of construction, application and evaluation of a learning proposal for the teaching of physics in the first stage of the education of high school youth and adults. The first stage was applied at Almirante Soares Dultra School, in the city of Santarém, Pará. The main objective of this research was to create a set of teaching activities that enable the promotion of meaningful learning of the topics to be taght. This set os teaching activities, based is principles os the significant learning of David Ausubel, make up a structured thytrocus as a potentially education unit, as Moreira proportionate. The topics taught were temperature and heat, with the purpose or promoting the conceptual differentiation of them. Temperature and heat are part of everyday live and as school content are generally studied in second high school series and in the first stage of young and adults' education. The situation that ked do this research was the fact that when the teacher asks in the classroom about temperature and heat, the answers are elaborated in a wrong way, the students confuse the meanings of them with hot and cold words. To teach these topics, a set os teaching activities were used with previous organizers as bridges between new knowledge and others already existing in the cognitive structure of students, promoting the significant learning that was studied. The activities proposed to students were evaluated trough questioners, provocative questions and conceptual maps with the pre-established hierarchy. A pre blind to valid concepts, link words and prepositions that indicated a student’s evolution. This demonstrates that the adopted methodology promoted the occurrence of significant learning of the topics taught in this research. At the end of the research, the results obtained when applying the planned were satisfactory, because indications were verified of previous knowledge. The student's answers showed elements that approached scientific understanding about the topics taught by the teacher. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectControle de temperaturapt_BR
dc.subjectCalorpt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectTemperature controlen
dc.subjectHeaten
dc.subjectElementary education of adultsen
dc.titleEducação de jovens e adultos do ensino médio: uma unidade de ensino potencialmente significativa das definições de temperatura e calorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7814661911676872pt_BR
mtd2-br.author.lattesLAURIDO, Valdinei Gomespt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorCatelli, Francisco
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-08-28


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples