Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRamos, Flávia Brocchetto
dc.contributor.authorAlves, Karina Feltes
dc.contributor.otherFerreira, Luciane Todeschini
dc.contributor.otherSimões, Luciene Juliano
dc.contributor.otherPanozzo, Neiva Senaide Petry
dc.date.accessioned2016-11-22T12:42:04Z
dc.date.available2016-11-22T12:42:04Z
dc.date.issued2016-11-22
dc.date.submitted2016-09-13
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1373
dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é investigar a aplicação de sequência de leitura, de maneira a identificar possíveis avanços no processo de formação leitora do aluno de Ensino Médio, considerando o uso autônomo e eficaz de estratégias de leitura. O planejamento das atividades da sequência, que constituem a empiria da investigação, tem como base os pressupostos metodológicos de Cosson (2014), no que concerne à elaboração de sequência expandida, e a metodologia norte-americana de ensino de estratégias de leitura, proposta por Harvey e Goudvis (2007). Além disso, permeiam o estudo as concepções de literatura, enquanto um “direito de todo cidadão”, promulgada por Candido (1972, 1995), de experiência, como elemento presente na atividade de leitura, conferida por Larrosa (2002), e as concepções de mediação e interação, como fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e para a aprendizagem, sustentadas por Vigotski (1996, 2009). Trata-se de pesquisa-ação, realizada em 2015, com alunos de uma turma de 1º ano de curso técnico integrado ao Ensino Médio, de instituição pública, em Farroupilha-RS. Os resultados da pesquisa, construídos a partir de questionários e tarefas escritas realizadas durante a aplicação da proposta de ensino criada pela pesquisadora, apontam para avanços no desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos investigados, indicando correlações entre as características de leitores autônomos e as estratégias por eles utilizadas. A análise dos resultados evidencia a maneira como os pesquisados, a partir da mediação do professor e da interação com o outro, vivenciaram o texto e se apropriaram das estratégias de leitura. Percebe-se que os sujeitos conceberam o texto literário como um instrumento que oportuniza possibilidades de conhecimento humano e alternativas para a libertação pessoal, contribuindo para o desenvolvimento de sua competência leitora.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this research is to investigate the application of reading sequence in order to identify possible improvements in the reading formation process of High School students, considering the independent and effective use of reading strategies. The activities of the sequence, which constitute the empirical research, were planned under the methodological assumptions of Cosson (2014), regarding the elaboration of expanded sequence, and the American methodology of teaching reading strategies, proposed by Harvey e Goudvis (2007). In addition, the theoretical foundation of this study is constituted by the concepts of literature, as "human beings’ right", promulgated by Candido (1972, 1995), experience, as an element presented in reading activity, conferred by Larrosa (2002), and the concepts of mediation and interaction as fundamental to cognitive development and to the learning process, supported by Vigotski (1996, 2009). This study is an action research, conducted in 2015, with students of a first year class of a technical course integrated to High School, of a public institution, in Farroupilha-RS. The study results, constructed from questionnaires and written tasks performed during the implementation of the teaching proposal created by the researcher, indicate to advances in the development of reading skills of the investigated students, indicating correlations between the characteristics of independent readers and the strategies they use. The analysis evidences how the students, from the teacher’s mediation and the interaction with others, experienced the text and appropriated the reading strategies. It is noticed that the individuals investigated conceived the literary text as a tool that provides an opportunity of human knowledge and alternatives for personal liberation, contributing to the development of their reading competence.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectReading - Developmenten
dc.subjectLiterature - Study and teachingen
dc.subjectMediationen
dc.subjectReading promotionen
dc.titleLiteratura e estratégias de leitura no Ensino Médio : análise de proposta para a formação de leitores autônomospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6021044014263049pt_BR
mtd2-br.author.lattesALVES, K. F.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem